quarta-feira, 28 de março de 2012

Viagem Apostólica de Bento XVI ao México e Cuba - 23 a 29 de março de 2012


MÉXICO

- Cerimônia de boas-vindas no Aeroporto Internacional de Guanajuato (León, 23 de março de 2012)

- Saudação às crianças na Praça da Paz em Guanajuato (León, 24 de março de 2012)

- Santa Missa no Parque Expo Bicentenário de León (25 de março de 2012)

- Recitação do Angelus Domini (León, 25 de março de 2012)

- Celebração das Vésperas com os Bispos do México e da América Latina na Catedral de Nossa Senhora da Luz (León, 25 de março de 2012)

- Saudação do Papa, no domingo à noite, em frente ao Colégio Miraflores (25 de março de 2012)
´
- Cerimônia de despedida do México no Aeroporto Internacional de Guanajuato (26 de março de 2012)

CUBA

- Cerimônia de boas-vindas no Aeroporto Internacional Antônio Maceo em Santiago de Cuba (26 de março de 2012)

- Santa Missa por ocasião do 400º aniversário do descobrimento da imagem da Virgem da Caridade do Cobre na Praça Antonio Maceo (Santiago de Cuba, 26 de março de 2012)

- Visita ao Santuário da Virgem da Caridade do Cobre (Santiago de Cuba, 27 de março de 2012)

- Santa Missa na Praça da Revolução (Havana, 28 de março de 2012)

- Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional José Martí (Havana, 28 de março de 2012)

Domingo de Ramos, na Forma Extraordinária, em Fortaleza

terça-feira, 27 de março de 2012

sábado, 24 de março de 2012

O Tempo da Paixão


O Tempo da Paixão quer nos recordar os sofrimentos do Senhor, reporta-nos ao último ano de sua vida terrena, pois foi neste ano que se aumentou o ódio dos fariseus e dos príncipes dos sacerdotes, o que culminou o drama que a Igreja lembra na Santa Semana.

O Tempo da Septuagésima é a preparação remota para a Páscoa; a Quaresma a preparação próxima; e as duas últimas semanas denominadas Tempo da Paixão, é a preparação imediata. As cerimônias da Semana Santa vêm do Oriente, mas precisamente de Jerusalém, onde os fiéis, de Evangelho na mão, seguiam passo a passo o Redentor, e recolhiam as lembranças, In Loco, das solenes ocasiões que coroaram a vida de Nosso Senhor.

Durante o Tempo da Paixão a Igreja manda cobrir as imagens com véus roxos, pois não parece justo distraírmo-nos com as imagens enquanto ocorrem os atos solenes da Paixão de Jesus. O Crucifixo também é velado, para que só no dia da Ressurreição possamos contemplar a vitória de Nosso Senhor por sua morte. Nestas semanas omite-se o Salmo Judica me e o Glória Patri, que não existiam na liturgia primitiva, continua o roxo, o símbolo da penitência e contrição.

Despojando os altares e suprimindo o toque dos sinos, a Igreja exprime o sentimento de dor pela morte de Seu Divino Esposo.

Extratos do Missal Cotidiano e Vesperal - 1958

quarta-feira, 21 de março de 2012

Santo Padre nomeia bispo auxiliar à Arquidiocese de Fortaleza

dom_Jos_Luiz_Gomes_de_Vasconcelos


Fortaleza

A nomeação do monsenhor José Luiz Gomes de Vasconcelos, segundo a Nunciatura Apostólica, acolheu a solicitação do arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar.

Monsenhor José Luiz é atualmente reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco. Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Desde o ano passado, monsenhor José Luiz é presidente do Regional Nordeste 2 da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).

Fonte: CNBB

terça-feira, 20 de março de 2012

Site da Congregação para a Doutrina da Fé

Clique na imagem e serás redirecionado ao site.


Projeto Aleteia agora conta com site em português

Já se encontra disponível na internet a versão em português do novo site católico de perguntas e respostas sobre a fé que leva o nome de Aleteia* - www.aleteia.org/pt.


*Aleteia é uma iniciativa privada com sede em Roma, dirigida por leigos que desejam responder ao apelo do Papa Bento XVI a difundir o Evangelho nas novas mídias.

Visto em: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285611




segunda-feira, 19 de março de 2012

Sigam o Bispo... Uso do manípulo e da mitra aurifrisada por Dom Keller






Rito da Tonsura em Itaperuna


No dia 17, os seminaristas Vitório e Domingos Sávio receberam das mãos de Dom Fernando Rifan a Tonsura Clerical, rito que significa a consagração a Deus, escolhendo-O como nosso Bem Maior, e predispõe o jovem para receber depois as ordens menores e maiores. A cerimônia foi em Itaperuna.















Fonte: Facebook

Onomástico de Sua Santidade.

Parabéns Santo Padre!

No dia de seu onomástico, desejamos ao nosso Santo Padre Bento XVI que, pela intercessão de São José, o Senhor o proteja, o guarde de todo mal, o bendiga na terra e o defenda de seus inimigos.

São José, rogai pelo Santo Padre!

SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS E PELA IGREJA!


Ite ad Joseph!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Bento XVI dá mais um tempo à FSSPX

A esta altura todos já lemos o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé relativo ao encontro entre o Cardeal William Levada, prefeito da Doutrina da Fé e presidente da Ecclesia Dei, e Dom Bernard Fellay, Superior Geral da FSSPX, ocorrido hoje em Roma.

No curso do encontro o cardeal entregou a Dom Fellay uma carta “em obediência à decisão de Bento XVI”, na qual “se apresenta que a posição, expressa por ele [Dom Fellay], não é suficiente para superar os problemas doutrinais que estão na base da fratura entre a Santa Sé e a Fraternidade”.

Já se esperava que a resposta da Fraternidade ao preâmbulo doutrinal não satisfaria à Santa Sé. Ocorre que, por desejo do Papa, renovou-se o convite a Dom Fellay para “esclarecer a sua posição a fim de poder chegar à recomposição da fratura existente”.

Usam-se, no breve comunicado, duas expressões distintas: ruptura e fratura. Embora não sejam termos técnicos da teologia, parecem expressar a realidade atual (fratura - irregularidade canônica) e a que se deseja evitar (ruptura - cisma).

O último parágrafo do comunicado deixa a situação em suspenso por mais algum tempo, desqualificando as vozes que se levantaram para dar por encerradas as tratativas com a Fraternidade. Ainda é cedo para os açodados, de ambos os lados.
 
OBLATVS

sábado, 10 de março de 2012

Bento XVI recebe o Anuário Pontifício 2012


O Papa Bento XVI recebeu neste sábado, 10, o Anuário Pontifício 2012, que é o anuário da Igreja Católica. A apresentação foi feita pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, e pelo substituto da secretaria de Estado para Assuntos Gerais, arcebispo Angelo Becciu.

Eles foram acompanhados pelo monsenhor Vittorio Formenti, pelo diretor do Escritório Central de Estatísticas da Igreja, professor Enrico Nenna e demais colaboradores.

Na ocasião, também foi apresentado ao Papa o Anuário Estatístico da Igreja. Bento XVI expressou sua gratidão para todos os que trabalharam nesses dois livros.

As edições mostram um cenário da Igreja em 2011. Por exemplo, no ano passado, o Papa ergueu oito sedes episcopais, um Ordinariato Pessoal e um Ordinariato Militar.

Estatísticas

Os dados estatísticos são desde o ano de 2010.

O levantamento mostra pouco menos de 1, 196 bilhões de católicos no mundo, em comparação com 1, 181 bilhões em 2009. A proporção de católicos na população mundial permaneceu relativamente estável, em 17,5%.

De 2009 a 2010, o número de bispos no mundo aumentou de 5. 065 para 5.104.

A tendência de crescimento no número de sacerdotes, que começou em 2000, continuou em 2010. Há agora 412.236 padres (277.009 diocesanos, 135.227 religiosos), um aumento de 1.643.

O número de diáconos permanentes aumentou de 38.155 para 39.564, com mais de 97% deles na América do Norte e Europa.

Globalmente, o número de religiosos professos de 2009 para 2010 caiu de 729.371 para 721.935.

O número de estudantes de filosofia e teologia nas dioceses e seminários religiosos têm aumentado (4%) nos últimos cinco anos. Havia 114.439 seminaristas em 2005 e 118.990 em 2010.


Rádio Vaticano

sexta-feira, 9 de março de 2012

Astronauta que falou com o Papa no espaço:"Lá eu vi a beleza de Deus."

Astronauta Roberto Vittori

Roberto Vittori, um dos astronautas italianos que conversou desde o espaço com o Papa Bento XVI em maio do ano passado, assinalou que de lá pôde contemplar a beleza de Deus.

Em declarações ao grupo ACI, o astronauta disse que "a beleza da terra vista desde o espaço, a beleza da natureza, do planeta azul" que revelam "que tem que haver algo além da ciência e da tecnologia".

Em 21 de maio de 2011, Vittori, casado e com três filhos, foi um dos 12 astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional que pela primeira vez conversou via teleconferencia com o Papa desde transbordador.

Na conversa de 18 minutos entre Bento XVI e os astronautas, o Santo Padre perguntou se "em meio de seu intenso trabalho e investigação" detiveram-se "para refletir sobre ela ou talvez para dizer uma oração ao Criador". Vittori disse ao Papa que "rezei por mim, por nossas famílias e nosso futuro".

"Uma videoconferência é algo padrão na Estação Espacial, entretanto essa foi sem dúvida especial", disse Vittori ao grupo ACI.

"Esse tipo de oportunidade foi de verdade especial, não só pelas questões técnicas, mas pela beleza do cenário, assim como também pela profundidade das mensagens que podíamos escutar através da rádio do Vaticano".

Há poucos dias, Vittori tomou parte da conferência titulada "Espaço e Deus", organizada pela Agência Italiana Espacial e a Diocese de Roma.

Para o astronauta, fazer o que faz é "tão único" que "quando volta e pensa no que fez, em geral parece inacreditável. Em realidade parece algo surrealista".

Viajar através do espaço, comentou, "uma experiência que realmente captura os olhos e também o coração".

Antes da missão de 2011, Vittori recebeu uma moeda de parte do Papa que levava cunhado o famoso afresco da Criação de Michelangelo que está pintado no teto da Capela Sixtina. Durante a videoconferencia com o Santo Padre, o astronauta a usou para mostrar os efeitos da micro-gravidade.

Em setembro do ano passado, outro astronauta italiano que esteve na missão, Paolo Nespoli, devolveu a moeda a Bento XVI em uma audiência especial na residência do verão de Castel Gandolfo. "Esse dia foi particular, uma moeda foi do Vaticano ao Vaticano", o que constitui para Vittori um gesto simbólico de cooperação.

Atualmente o astronauta não sabe se seguirá viajando ou não ao espaço. "Acredito que só tenho que esperar e manter a fé", concluiu sorridente.

Visto em: ACI Digital

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dom Lorenzo Baldisseri é nomeado Secretário do Colégio Cardinalício

   O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 7, o arcebispo italiano dom Lorenzo Baldisseri, 72 anos, o novo Secretário do Colégio Cardinalício. Dom Lorenzo foi núncio apostólico no Brasil por nove anos.
   Dom Baldisseri é atualmente o Secretário da Congregação para os Bispos. Nascido na cidade toscana de Barga, foi ordenado sacerdote em 1963 é formado em Direito Canônico. Em 1973 entrou no serviço diplomático da Santa Sé e desempenhou missões nas representações pontifícias de Guatemala, Japão, Paraguai, Haiti, França, Zimbábue, além do Brasil.
Em 1992 foi nomeado Núncio Apostólico no Haiti, em 1995 no Paraguai e em 1999 na Índia e Nepal. Em 12 de novembro de 2002, João Paulo II nomeou dom Baldisseri Núncio no Brasil, cargo que ocupou até 11 de janeiro passado.
    Atualmente, o Colégio Cardinalício é presidido pelo cardeal Angelo Sodano e é formado por 214 cardeais, dos quais 125 podem participar em um eventual conclave, por terem menos de 80 anos.
Como estabelece a normativa vaticana, apesar de não poderem entrar na Capela Sistina, onde se realizam os conclaves, para eleger o papa, podem ser eleitos.

Visto em: CNBB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...