quinta-feira, 4 de março de 2010

Papa visitará Santiago de Compostela e Barcelona em novembro


Confirmam os arcebispos de ambas dioceses

BARCELONA/SANTIAGO DE COMPOSTELA, quarta-feira, 3 de março de 2010- Bento XVI viajará a Santiago de Compostela a 6 de novembro, com motivo do Ano Jacobeu 2010, e no dia seguinte consagrará a igreja da Sagrada Família, em Barcelona.
Foi o que anunciaram na manhã desta quarta-feira os arcebispos de Barcelona e Santiago de Compostela, Dom Lluís Martínez Sistach e Dom Julián Barrio, em coletivas de imprensa.
Muito sorridente, o arcebispo Barrio confirmou a visita do Papa ante numerosos jornalistas, após informá-la às autoridades locais.
O prelado explicou que Bento XVI expressou seu desejo de viajar a Santiago “como peregrino da fé”.
O anúncio da visita a Santiago de Compostela realizou-se dois dias depois da audiência privada no Vaticano, com o Papa, do presidente da Junta da Galícia, Alberto Núñez Feijoo e o arcebispo de Santiago.
A visita de novembro será a segunda de Bento XVI à Espanha, depois da realizada em 2006 a Valência, para presidir o Encontro Mundial das Famílias, e antes da que tem prevista para 2011 a Madri, para presidir a Jornada Mundial da Juventude.
Até agora, a única peregrinação de um Papa a Santiago de Compostela no Ano Jubilar foi realizada por João Paulo II no Ano Santo de 1982.
Por outro lado, a última visita de um Papa a Barcelona aconteceu em 1982, quando João Paulo II, em sua primeira viagem à Espanha, presidiu a uma missa em Montserrat, visitou a igreja da Sagrada Família e se dirigiu a milhares de pessoas no Camp Nou.
A consagração, pelo Papa, do templo idealizado por Antonio Gaudí terá lugar no mesmo ano em que finaliza a cobertura da nave.
Na nave central da Sagrada Família, Bento XVI também celebrará uma missa multitudinária para cerca de 10 mil pessoas.
No dia 17 de fevereiro, o cardeal Lluís Martínez Sistach já adiantava o interesse de Bento XVI em acolher o convite de consagrar a igreja de Gaudí.
“O Santo Padre acolheu o convite com interesse pelo que significa a Sagrada Família, como igreja do gênio universal do arquiteto Antoni Gaudí, que tem a causa de canonização em trâmite”, disse.
Extraído: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...