segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Vaticano II e reforma litúrgica: entrevista ao Card. Kurt Koch, presidente do Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos

O Concílio Vaticano II e a sua "correta interpretação" é e continua a ser "o ponto de referência essencial" para a missão da Igreja hoje, sublinhou-o o Cardeal Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Kurt Koch. Numa entrevista, há dias, à agência católica austríaca Kath.net, o Cardeal abordou a questão da reforma litúrgica, esclarecendo em particular o significado daquela que praticamente agora em muitas partes é chamada a "reforma da reforma".
 
Uma definição, esclarece, que "não pode ter nenhuma outra finalidade para além daquela de despertar o autêntico patrimônio do Concílio e de torná-lo frutuoso para a situação da Igreja hoje". Neste sentido, sublinha, "a questão da reforma litúrgica está intimamente ligada à questão da interpretação correta do Concílio".

No início da entrevista o Purpurado centra-se no significado do Ano da Fé desejado por Bento XVI, marcando um importante paralelismo com o que fez no seu tempo Paulo VI - "vejo mais semelhanças que diferenças" - apontando que para ambos os Papas o Concílio Vaticano II é o "ponto de referência essencial". Assim, se para o Papa Montini o Ano da Fé foi uma "consequência do Concílio" e a oportunidade de chamar a atenção para a urgência da "confissão da verdadeira fé católica" perante os "graves problemas" daquele tempo, para o Papa Ratzinger o Ano da Fé está ligado ao quinquagésimo aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, "a fim de implementar as principais preocupações deste Concílio".

Quanto às responsabilidades ecumênicas a ele confiadas pelo Santo Padre, o Cardeal Koch sublinha que o Ano da Fé constitui uma a chamada a uma "nova consciência que a unidade entre os cristãos só pode ser encontrada se se refletir em conjunto sobre os fundamentos da fé". Até porque os "desertos do mundo de hoje" de que fala o Papa e a fraca incidência da fé cristã na sociedade actual "afetam todas as Igrejas cristãs e as comunidades eclesiais".
 
Quanto à  reforma litúrgica da Igreja Católica, tema seguido de perto também pelas outras Igrejas e Comunidades eclesiais, o Purpurado não deixou de observar o "uso excessivo" da própria palavra reforma. E para evitar qualquer instrumentalização, interrogou-se sobre qual será o seu verdadeiro significado. Estamos, disse, perante uma "alternativa fundamental." Na verdade, se por reforma se entende "uma ruptura com a história passada", esta "já não é uma reforma." Pelo contrário, quando entendida no seu "significado literal", a reforma litúrgica tira o seu significado "daquela forma fundamental do serviço do culto cristão que é prescrita pela tradição da Igreja". De fato, porém, "a reforma da liturgia após o Concílio foi muitas vezes considerada e implementada com uma hermenêutica da descontinuidade e da ruptura", considerando sobretudo o fato de que ela está "centrada no mistério pascal da morte e ressurreição de Cristo." No entanto, "o Papa Bento XVI, ainda quando era cardeal, julgou que a maior parte dos problemas no desenvolvimento pós-conciliar da liturgia está relacionada com o fato de que a abordagem do Concílio a este mistério fundamental não foi suficientemente tida em conta."
 
Fonte: News.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...