sábado, 5 de junho de 2010

Jacinta Marto: do encontro à compaixão

Congresso em Portugal sobre a vida e o testemunho da vidente de Fátima

FÁTIMA, sexta-feira, 4 de junho de 2010 (ZENIT.org).


O Santuário de Fátima realiza, entre 4 e 6 de junho, no Centro Pastoral Paulo VI, um congresso de âmbito nacional sobre a vida e o testemunho de Jacinta Marto, vidente de Fátima.
Em declarações à Sala de Imprensa da instituição, o Pe. Vítor Coutinho, presidente da Comissão do Congresso, salientou a pertinência desta realização, no ano em que o Papa visitou Portugal.
O responsável salientou a "feliz coincidência" de Bento XVI ter estado em Fátima no ano em que se celebra o centenário do nascimento de Jacinta Marto, "a pastorinha vidente que mais desenvolveu as expressões de dedicação ao Papa e à Igreja".
"Dentro do âmbito dos acontecimentos de Fátima, este é um elemento especialmente significativo, dado que corresponde a um dos traços mais relevantes do perfil espiritual da pequena Jacinta", explicou o Pe. Vítor Coutinho.Quanto aos propósitos essenciais para as três jornadas de trabalho, o Pe. Vítor Coutinho sublinhou "a boa oportunidade para uma abordagem à mensagem de Fátima a partir da espiritualidade da vidente Jacinta. Procuraremos, por isso, não só conhecer melhor a personalidade desta criança, mas também identificar alguns elementos relevantes da sua atitude interior que podemos usar como chaves de leitura tanto da mensagem de Fátima como da vida cristã".No que respeita ao programa propriamente dito, o sacerdote referiu que "estão previstas conferências, painéis, momentos de oração, um serão musical e os tempos de diálogo próprios de eventos deste tipo. Este congresso contará com a participação de especialistas de diversas áreas, portugueses e estrangeiros, que tratarão uma ampla diversidade de temas".Convidado a fazer um primeiro percurso pelos temas, o Pe. Vítor Coutinho mostrou como o grupo de trabalho que prepara o congresso esquematizou as várias temáticas a desenvolver: "A categoria da compaixão será o ponto de partida para compreender a personalidade e a espiritualidade da Jacinta. Esta reflexão levar-nos-á também a um esforço por clarificar teologicamente os conceitos relacionados com essa dimensão, tais como reparação, entrega sacrificial, sentido do sofrimento, Deus perante o mal, comunhão dos baptizados".
"Por outro lado - acrescentou - haverá também oportunidade para desenvolver algumas implicações da compaixão para diversos âmbitos da vida: educação, cuidados de saúde, espiritualidade, moral, compromisso social, entre outros. Veremos como esta atitude da pequena Jacinta corresponde a um elemento fundamental da mensagem de Fátima, que não deixa de interpelar a Igreja e a sociedade dos nossos dias."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...