sábado, 8 de janeiro de 2011

Ex-bispo anglicano espera emocionado sua ordenação como sacerdote católico

Por: ACI Digital

O ex-bispo anglicano, John Broadhurst, assinalou que espera o dia de sua ordenação como sacerdote católico no próximo 15 de janeiro com "emoção e trepidação" dedicando-se ao estudo do direito canônico da Igreja em que foi recebido no primeiro dia de 2011.


Em entrevista telefônica concedida ao grupo ACI este 5 de janeiro, Broadhurst comentou que esta quarta-feira "virtualmente revisamos todo o código". Suas aulas começaram no ano passado e seguirão inclusive depois de sua ordenação como presbítero católico.

Junto com este novo membro da Igreja Católica, outros dois ex-bispos anglicanos, Andrew Burnham e Keith Newton, renunciaram a essa denominação em 31 de dezembro para ingressar na Igreja Católica no dia 1 de janeiro deste ano em uma Missa na Catedral de Westminster.

Em sua opinião, o gesto do Papa Bento XVI através da constituição apostólica Anglicanorum coetibus -que estabelece o processo para que os anglicanos possam voltar para a comunhão com a Igreja Católica- é algo "que não tem precedentes".

"É uma forma completamente nova de lutar com os problemas das pessoas que estão fora da Igreja Católica e que desejam a reconciliação".

Em referência ao ordinariato –estrutura católica para os anglicanos conversos estabelecida pelo Papa– na Inglaterra e Gales, Broadhurst assinalou que "temos que pô-lo em marcha porque é uma tarefa transcendental". Também estimou que esta instituição permitirá que haja muitos mais conversos já que "há muitos interessados".

Broadhurst disse além disso que os anglicanos que estão ingressando na Igreja conhecem bem a doutrina católica e acha muito pouco provável que algo possa fazer que eles "decidam voltar".

"Acredito que não se pode assumir que os anglicanos da maioria de tradições não estejam familiarizados com o ensino da Igreja Católica quanto aos temas fundamentais. Quer dizer, não acredito que haja problemas com a fé. Não vejo que isso ocorra".

Ele e seus companheiros agora ex-anglicanos se aproximam de suas novas vidas como católicos "com emoção e trepidação".

Os três ex-bispos anglicanos serão ordenados diáconos no próximo 13 de janeiro e sacerdotes nos dia 15, conforme assinala um comunicado da Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales. Adicionalmente, outros dois ex-bispos anglicanos retirados, Edwin Barnes e David Silk, serão ordenados "em seu devido momento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...