quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Ad Orientem [I]

Missa Novus Ordo

Um exemplo bastante notável da má aplicação da reforma litúrgica pós-Vaticano II, é claramente devido a uma má hermenêutica dos documentos do mesmo, correspondente à proibição sistemática da posição "ad orientem" durante a celebração, e sua substituição por exploração de "versus populum" .

Aprofundemos um pouco sobre isso.


I. ORIENTAÇÃO NA IGREJA PRIMITIVA E DESENVOLVIMENTO DA LITURGIA
A tradição diz-nos que a orientação da Igreja liturgicamente é para o oriente, pois remonta ao início da Igreja nas comunidades primitivas. Esta orientação da oração mantém o seu significado em claro até bem no segundo milênio, como nós aprendemos com o Papa Bento XVI durante seu cardinalato, na obra "O Espírito da Liturgia". Neste trabalho [Bento XVI] faz uma síntese muito precisa, aprovada em renomados historiadores litúrgicos e sagrados.

A orientação para o oriente em oração e, portanto, sobre a Sagrada Liturgia, contém em si uma expressão muito gráfica da síntese cristã da História da Salvação: Nele, a oração é dirigida a Deus Pai, por ação do Espírito Santo, que enviou seu Filho, o Verbo de Deus, para resgatar; dado a nós como penhor da vida eterna, tão admirável, no Santo Sacrifício do Altar, no qual o próprio Jesus Cristo está presente, real e substancial através do trabalho do Espírito Santo, através da Sua Igreja que é seu Corpo Místico de quem ele é a cabeça e voltará no final da história, com glória e majestade. Portanto, a orientação é para o oriente, como ele mostra, em um primeiro aspecto, a espera vigilante do Messias, que é o dom que vem de cima, do Oriente, em um segundo aspecto, a direcção revela a importância, em virtude do nosso sacerdócio comum, temos parcerias com o sacerdote, que, em virtude do sacerdócio de Jesus Cristo age "in persona Christi ", dando o Pai o sacrifício Pura, Imaculada e Santamente, a obtenção do Santo Sacrifício, a santificação de cada um de nós, finalmente, um terceiro aspecto, eloquentemente afirma a esperança cristã na forma vigilante, a segunda vinda do Salvador que vem em glória e majestade (como o Sol da Justiça), para julgar o mundo e para consumar todas as coisas nele.
Missa em Rito Gregoriano, anterior ao Vaticano II
Inicialmente, vemos que, no momento da "Domus Ecclesiae" orientação litúrgica primitiva inicia-se em direção ao leste, porque esta veio diretamente da tradição judaica da sinagoga, onde todos se direcionavam para as escrituras sagradas, que devem ser o caminho para encontrar a presença divina contida no Santo dos Santos do Templo de Jerusalém, destruído no século I de nossa era. Por si só, as sinagogas tinham essa orientação e, portanto, os primeiros cristãos, aprovaram a Sinagoga ser parte da liturgia (agora correspondem a um tipo de "Liturgia da Palavra").


Posteriormente, a Paz de Constantino, que estava começando a construir prédios para as grandes basílicas e igrejas, o que foi possível para orientar corretamente para o leste, seguindo a tradição judaica, mas dando um significado diferente: A orientação é no sentido litúrgico o Oriente Médio, porque vem o sol, que representa Cristo. Portanto, as basílicas e igrejas construídas no período, ou leste ou oeste, estavam em uma ábside (correspondente ao local de destino), uma imagem de Cristo triunfante (ou Pai, em alguns casos), conhecida como o "Pantocrator", que foi sinal visível e evidente dessa orientação litúrgica em direção a Deus.

Com o nascimento da Eucaristia no sacrário, a mesma foi colocada no centro, e assim foi mais fortemente reforçada a orientação da liturgia de Deus, que também está verdadeiramente presente no lugar litúrgico (o que corresponde, muitas vezes mais abside, e em alguns casos, o altar-mor, coberta com o dossel, que foi suspenso o "Dove", que continha a reserva da Eucaristia).

Posteriormente, o desenvolvimento do dogma cristológico e da evolução da tradição da Igreja, especialmente no que em relação à arquitetura sacra, provocou uma mudança perceptível quanto o Pantocrator foi gradualmente substituído pelo crucifixo com a imagem da Paixão, que , sobre a questão da orientação, apenas reafirmando a orientação litúrgica em direção a Deus, mas com particular incidência sobre a Paixão, morte e ressurreição, que são os fatos que mais fortemente desenvolvida no Santo Sacrifício eucarístico. A frase "Sim, que transpassaram", é uma forma sintética para descrever a importância da orientação litúrgica durante estes tempos, que durou sem grandes mudanças em relação ao período anterior ao Concílio Vaticano II.

Por: Sacram Liturgiam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...