quinta-feira, 2 de junho de 2011

O SENHOR SUBIU AOS CÉUS, ALELUIA!


Homens da Galileia, porque olhais com espanto para os céus? Aleluia. Do modo por que O vistes subir ao céu, assim há de voltar, aleluia, aleluia, aleluia. Ó povos batei todos as palmas, e aclamai o Senhor com alegria.

Todas as partes do mundo celebram, hoje, a glória de Nosso Senhor que subiu à direita do Pai. Nestes quarenta dias de festa de Páscoa, a Igreja nos preparou para duas grandes Solenidades, a primeira, da Ascensão do Senhor e de Pentecostes.

Nesta grande festa da Ascensão de Jesus, recordamos o fim de sua vida terrestre. Após a sua Gloriosa Ressurreição, o Senhor continuou ensinando os seus discípulos, dando como uma espécie de testamento, os últimos conselhos, para que eles levassem o povo de Deus e os conduzissem para o Céu. No Evangelho de São Marcos, nos é narrado este episódio, Jesus que aparece aos onze repreendendo-os porque não acreditaram nas pessoas que tinham O visto. Depois dá-lhes uma ordem: "Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. O que crer e for batizado, será salvo; o que, porém, não crer, será condenado". Inicia-se com esta ordem de Nosso Senhor a missão da Igreja, batizar os que não são batizados, e anunciar o Reino de Deus.

Com a Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, marca-se a transição entre a glória de Cristo ressuscitado e a de Cristo exaltado à direita do Pai.

Nesta solenidade, após a leitura do Evangelho, o Círio Pascal (que desde o Sábado de Aleluia estava acesso) é apagado. Simbolizando que a Humanidade de Nosso Senhor está oculta aos nossos olhos. Mas o Senhor subiu ao Céu com a sua Humanidade e Divindade, ou seja, com a sua natureza humana e divina. Onde está sentado à direita de Deus Pai.

O Senhor não nos deixou sozinhos quando subiu com glória para os céus, Ele nos prometeu que estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Depois de sua Ascensão, novamente Ele nos dá um presente, dá-nos o Consolador, o Espírito Santo. Também nos deixa outro grande presente, outra dádiva, a de se dar inteiramente, novamente e substancialmente no Santo Sacrifício do Altar. Fazendo- se nosso alimento, Ele nos sacia e nos guarda, até a sua Segunda Vinda, a Sua Vinda Gloriosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...