segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ao redor de Pedro – o sucesso da Jornada Mundial da Juventude

O que esta multidão de jovens estava fazendo reunida, ontem, no Aeroporto de Cuatro Vientos, na cidade de Madri?

http://estaticos.20minutos.es/img2/recortes/2011/08/20/29522-893-550.jpg
Não, não era nenhum concerto de rock, nenhuma manifestação política, nenhuma marcha pela legalização das drogas ou pelos direitos de minorias. O atração mais que especial era um senhor de 84 anos… o Papa. E o que estava prestes a acontecer era a celebração de um Memorial instituído pelo próprio Deus há quase dois mil anos… o Santo Sacrifício da Missa.

No dia anterior ao do acontecimento relatado, dois milhões de jovens tinham se unido ao Sumo Pontífice em uma vigília de oração diante do Santíssimo Sacramento.

Dois milhões de jovens, em profundo silêncio… Só mesmo uma pessoa poderia conseguir um feito tão extraordinário. E esta pessoa, que recebeu do próprio Senhor um poder verdadeiramente sobrenatural para guiar a Sua Igreja e conduzir o Seu rebanho, é o doce Cristo na Terra, o Santo Padre.

Nas várias ocasiões em que o Pontífice se reuniu com os jovens, os olhos destes e daquele brilhavam; e mesmo o visível cansaço de Sua Santidade era um sentimento capaz de transmitir uma paz inenarrável, uma alegria inexprimível, uma gratidão incomensurável. Mesmo quem não estava em Madri podia sentir, contemplando a expressão facial do Santo Padre, uma profunda demonstração de amor e de carinho aos jovens do mundo inteiro.

E as palavras daquele homem… Coisas tão desagradáveis de se ouvir, não? Um ataque ao individualismo religioso aqui“Quem cede à tentação de seguir ‘por conta sua’ ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele.” -, uma reação ao relativismo ali“Precisamente agora, quando a cultura relativista dominante renuncia e menospreza a busca da verdade, que é a aspiração mais alta do espírito humano, devemos propor, com coragem e humildade, o valor universal de Cristo como Salvador de todos os homens e fonte de esperança para a nossa vida.” -, uma alfinetada no socialista e abortista Zapatero acolá“Há muitos que, julgando-se deuses, (…) desejariam decidir, por si sós (…) quem é digno de viver ou pode ser sacrificado nas aras de outras preferências.”

Nada disto, no entanto, faz com que se afastem os jovens. Estão, pelo contrário, ainda mais próximos do sucessor de Pedro. É que eles sabem que aquele homem não é um mero chefe de Estado ou apenas mais um líder religioso no mundo, assim como sabem que “a Igreja não é uma simples instituição humana, como outra qualquer”.

E, por mais que soem duras as palavras deste senhor, por mais que pareçam ultrapassadas ou retrógradas suas máximas, tudo o que ele fala parece ser muito novo e sedutor – não há como depreciar aquela beleza tão antiga e tão nova da qual fala Santo Agostinho. A juventude, que dá muito valor à bravura e ao heroísmo, sente um profundo amor pelo combate e pela aventura. E, por mais manso e pacífico que pareça a figura daquele senhor vestido de branco, o seu discurso os impulsiona a lutar e a desafiar o mundo.

É por isto que a juventude católica se reuniu em torno do Papa esta semana. Para ouvir as palavras de Cristo, que atravessam os séculos, as culturas e as distâncias; palavras que se tornam fecundas pela preciosidade do Seu Sangue derramado por todos nós no Calvário… Esta mensagem, querem que seja calada. Mas os valentes jovens católicos não temem as represálias do mundo, pois estão atentos ao apelo encorajador do Santo Padre: “Que nada e ninguém vos tire a paz; não vos envergonheis do Senhor.”

Graça e paz.
Salve Maria Santíssima!

Retirado de: Ecclesia Una

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...