sábado, 20 de agosto de 2011

Sob temporal, Papa agradece jovens pelo bom exemplo

O último compromisso de Bento XVI neste sábado foi a Vigília de Oração com os jovens no Aeroporto Quatro Ventos de Madri. A área estava completamente tomada pela multidão de peregrinos.

Cerca de 800 bispos e 700 coristas contornavam o palco da grande orquestra da JMJ, composta por músicos jovens de toda a Espanha. Todo o estrado foi circundado de ventiladores e nebulizadores dispostos para aliviar os presentes do forte calor.

A primeira parte do encontro foi uma procissão da Cruz das JMJ, levada por jovens de 5 continentes e um cortejo com o Ícone de Madri. Em seguida, alguns jovens dirigiram perguntas ao papa. Depois da leitura de um trecho do Evangelho de João, Bento XVI respondeu às perguntas de modo informal e tomou a palavra para a homilia.

Agradecendo a sinceridade com a qual revelaram suas inquietudes, o papa disse que é o próprio Jesus que responde à questão “Como pode um jovem ser cristão e continuar a aspirar a grandes ideais na sociedade atual?”. “Jesus – disse Bento XVI – nos diz que “Assim como o Pai me amou, eu vos amei; permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

A este ponto, uma violenta tempestade obrigou Bento XVI a interromper a homilia diante dos jovens. Um forte vento, acompanhado de chuva e trovões, começou a soprar e Bento XVI, embora protegido por um grande guarda-chuva branco, teve que suspender a homilia.

Depois de alguns minutos, Bento XVI retomou a palavra agradecendo aos jovens por sua alegria e ‘resistência’ e proferiu saudações em espanhol, francês, inglês, alemão, italiano, polonês e português:

“Meus queridos amigos, convido cada um e cada uma de vós a estabelecer um diálogo pessoal com Cristo, expondo-Lhe as próprias dúvidas e, sobretudo escutando-O. O Senhor está aqui e chama-te! Jovens amigos, vale a pena ouvir dentro de nós a Palavra de Jesus e caminhar seguindo os seus passos. Pedi ao Senhor que vos ajude a descobrir a vossa vocação na vida e na Igreja, e a perseverar nela com alegria e fidelidade, sabendo que Ele nunca vos abandona nem atraiçoa! Ele está conosco até ao fim do mundo”.

Seguiram-se a exposição do Santíssimo Sacramento e alguns momentos de adoração.

Antes de deixar o local rumo à Nunciatura, Bento XVI disse algumas palavras de improviso, agradecendo aos jovens:

“Vivemos uma aventura juntos. Forte na fé, vocês resistiram á chuva. Antes de ir embora, desejo desejar a ‘boa-noite’ a todos. Que descansem bem. Obrigado pelo sacrifício que estão fazendo e que sem dúvida, oferecerão generosamente ao Senhor. vamos nos ver amanhã, se Deus quiser. Espero vocês todos. Obrigado pelo maravilhoso exemplo que deram. Do mesmo modo, esta noite, com Cristo, poderão enfrentar as provas da vida. Obrigado a todos!”.

O papa deixou o aeroporto e os jovens permaneceram na esplanada para a adoração noturna do Santíssimo.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...