domingo, 20 de novembro de 2011

O II Encontro Summorum Pontificum

 Cláudia Brito

O II Encontro Summorum Pontificum, realizado entre os dias 15 e 18 de novembro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio, reuniu 40 sacerdotes de vários estados do Brasil, para refletir sobre a carta do Papa Bento XVI aos bispos sobre o uso da liturgia romana em latim, anterior ao Concilio Vaticano II. O encerramento aconteceu, na manhã desta sexta-feira, com uma peregrinação ao Santuário Cristo Redentor do Corcovado.

Segundo o Pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória, Monsenhor Sérgio Costa Couto, o encontro fraterno buscou estudar a história da liturgia, desde antes da reforma realizada em 1970, com o objetivo de incentivar uma digna celebração da Santa Missa.

— Em comunhão absoluta com o Santo Padre Bento XVI, acreditamos que as duas formas podem conviver perfeitamente, porque aprender a forma extraordinária será uma maneira de melhor celebrar a forma ordinária. É isso que o Papa deseja que aconteça, uma influência mútua e benéfica, para que haja uma melhor participação dos fiéis, mas também uma maior reverência ao que é sagrado, afirmou monsenhor Sérgio.

No dia 17, os participantes conheceram as igrejas históricas da Cidade do Rio e participaram da Santa Missa Pontifical Solene, que aconteceu na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro do Rio. A sagrada eucaristia foi presidida pelo Administrador Apostólico da Administração Apostólica São João Maria Vianney, Dom Áreas Rifan. O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e o Bispo diocesano de Garanhuns (PE), Dom Fernando Guimarães, que é membro do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, também participaram da celebração. O próximo encontro acontecerá em Salvador.

Providência Divina no Santuário do Cristo

Durante a peregrinação ao Cristo Redentor, os sacerdotes encontraram, providencialmente, Dom Dominique Rey, bispo da Diocese de Frejus-Toulon, na França. Ele participou com os padres da oração aos pés do Cristo Redentor e deu a benção a todos os presentes.

Dom Dominique veio ao Rio para participar da Semana de Cristo Rei, na Igreja de Sant´Ana, e aproveitou a oportunidade para conhecer o cartão postal da cidade. Ele acompanha as relíquias de Santa Maria Madalena expostas neste sábado, dia 19, na Capela do Santuário de Adoração Perpétua.

Foto: Gustavo de Oliveira

Fonte: Site da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. Como seria bom se o santo padre ao testemunhar esses fenômenos durante sua visita a África, se dispusesse a Consagrar definitivamente a Rússia ao Imaculado Coração de Maria como foi pedido em Fátima, e promulgasse o Dogma da Co-redentora, medianeira e advogada. Isso atrairia grandes graças para o mundo e para a Igreja que tomando o caminho do falso ecumenismo eclipsou-se neste século de trevas.
    Rezemos o Rosário e a oração de Amsterdam, ensinada pela Virgem para suplicar a Verdadeira paz para o mundo!
    Prece de alcance mundial entregue pela SENHORA DE TODOS OS POVOS:

    "SENHOR JESUS CRISTO,
    FILHO DO PAI,
    DERRAME AGORA O TEU ESPÍRITO SOBRE A TERRA.
    FAÇA HABITAR O ESPÍRITO SANTO NO CORAÇÃO DE TODOS OS POVOS,
    A FIM DE QUE ELES SEJAM PRESERVADOS
    DA CORRUPÇÃO,
    DAS CALAMIDADES E DA GUERRA.
    QUE A SENHORA DE TODOS OS POVOS,
    A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA,
    SEJA NOSSA ADVOGADA.
    AMÉM"

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...