quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Santa Tecla

Muito célebre na Igreja Católica, pelos gregos chamada a protomártir do sexo feminino, Santa Tecla é uma das figuras mais salientes dos tempos apostólicos. Não se sabe ao certo se é natural de Isaúria ou de Icônio. Da cidade de Antioquia, na Pisidia, onde sofreram brutal flagelação, Paulo e Báruchas se dirigiram a Icônio, centro industrial, na Ásia Menor. Foi lá que à religião de Cristo se converteu a jovem pagã Tecla prometida em casamento a Tamiris. Da vida e da conversão de Tecla por São Paulo, falam largamente as tais chamadas "Atas de Paulo a Tecla" que tem por autor um sacerdote da Ásia Menor. Estas atas, até 195 lograram grande circulação na Igreja Oriental, mas foram declaradas apócrifas por um tribunal eclesiástico, e seu autor incorreu em grande censura. Ainda assim o livro continuou gozando de certa popularidade na Ásia Menor e na Igreja Oriental. Não tanto assim no Ocidente, onde experimentou esmagadora crítica por Tertuliano e São Jerônimo. Nos escritos de São Paulo o nome de Tecla não aparece, se bem que fala das perseguições, dos sofrimentos por que o fizeram passar em Icônio. (2. Tim. 3, II e seg).


As "Atas de Paulo a Tecla" relatam os seguintes fatos:

Avisado por Tito, da chegada de Paulo, o cristão iconiense Onesíforo hospedou o Apóstolo em sua casa. Em uma das suas conversas ou instruções Paulo falando da castidade, enalteceu o valor e a eminência desta virtude. A jovem Tecla, moradora da casa vizinha da de Onesíforo, da janela aberta ouviu todo o discurso do Apóstolo. Tanto se enlevou na doutrina sobre a virgindade, que deixou cair o plano de casamento. As famílias, tanto da jovem, como do noivo, tudo fizeram para demover Tecla das suas idéias, por elas taxadas de exageradas, ou diabolicamente inspiradas. São Paulo foi posto sob vigilância e finalmente encarcerado. Tecla, por sua vez, permaneceu firme nas suas convicções, procurou Paulo por diversas vezes no cárcere, o que lhe importou a vingança de Tamiris, que a denunciou ao Proconsul. Este a condenou à morte pelo fogo, Mas das chamas da fogueira saiu ilesa. Na cidade de Icônio formaram-se dois partidos, pró e contra Paulo e sua doutrina. A luta terminou com uma feroz perseguição ao Apóstolo, o qual levou cruéis pancadas. São Lucas fala de grandes resultados da pregação apostólica, e relata também o fato de em Icônio ter-se realizado um grande comício antipaulino, em conseqüência do qual, São Paulo e Barnabé tiveram de fugir apressadamente da cidade para não serem alcançados pelos calhaus de apedrejamento.

Tecla e São Paulo se encontraram ainda em Antioquia (Pisídia) e, pela última vez em Mira. Em Antioquia Tecla foi novamente levada aos tribunais, e esta vez condenada às feras. Atirada aos leopardos e tigres, estes se deixaram acariciar pela jovem, cujas mãos mansamente lamberam.

Em outro suplício ainda foi sujeita a fiel discípula de São Paulo. Trancada numa caverna cheia de serpentes venenosas, estas nenhum mal lhe fizeram. Fortíssima tempestade, que inesperadamente se desencadeou, fez os seus perseguidores apavorados fugir.

Os últimos anos de sua vida passou-os em Seleucia, onde conseguiu obter a conversão de muitos pagãos, e onde morreu com noventa anos de idade.

Na Igreja Oriental Tecla goza de muita veneração comparável à de Inês no Ocidente.

O corpo da Santa foi sepultado em Seleucia, onde os imperadores cristãos mais tarde erigiram uma igreja dedicada à sua memória. Os grandes milagres com que Deus se dignou de distinguir a sepultura de sua serva, atraíram grandes peregrinações de fiéis de todas as partes do Império. A Igreja principal de Milão traz o nome de Santa Tecla, e nela está guardada grande parte de suas preciosas relíquias. Santa Tecla é padroeira dos agonizantes. É invocada também contra moléstias da vista.

Fonte: Página Oriente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...