terça-feira, 5 de outubro de 2010

Modo de Ajudar à Missa Gregoriana

Não se pretende dar aqui um cerimonial completo,mas apenas indicações mais necessárias que possam servir de guia a qualquer pessoa que por boa vontade se apresente ou seja solicitada para ajudar à Missa.

Quanto ao formulário,veja-se o Ordinário da Missa.
À chegada ao altar: o acólito faz genuflexão no plano, à esquerda do celebrante; está de pé até este descer do altar.

Orações ao pé do altar; de joelhos à esquerda do celebrante.Benze-se ao mesmo tempo que ele.Depois de este ter recitado o Confíteor, volta-separa ele,coma cabeça ligeiramente inclinada, e diz Misereatur; inclina-se e recita o Confiteor, conservando-se inclinado até o Amen depois do Misereatur dito pelo celebrante.Quando o celebrante sobe ao altar ajoelha-se no primeiro degrau.

Depois da Epístola: responde Deo gratias; vai à direita do celebrante e espera que ele termine o Gradual,etc.,pega no Missal, e passa-o para o lado esquerdo do altar(lado do Evangelho),fazendo genuflexão ao passar pelo meio.Depois de responder Gloria tibi Domine, passa para o lado direito(lado da Epístola).

Durante o Evangelho: de pé no plano, voltado para o celebrante.

Credo: de joelhos, no primeiro degrau.

Ofertório: de pé no último degrau, do lado da Epístola, apresenta as galhetas(primeiro a do vinho, depois a da água); depois ministra ao Lavabo, deitando água nas mãos do celebrante e apresentando-lhe o manustérgio.

Até à consagração: de joelhos no primeiro degrau, do lado direito.Ao Sanctus, toca por três vezes a campainha.Quando o celebrante estender as mãos sobre o cálice, dá um sinal de campainha, sobe e ajoelha-se no bordo do supedâneo, à direita; levanta a casula e toca três vezes a campainha a cada um das duas elevações.

Depois da consagração até à comunhão: de joelhos no primeiro degrau do lado direito.Toca três vezes a campainha ao Domine non sum dignus.

Comunhão: se houver fiéis para comungar, enquanto o celebrante toma o Preciosíssimo Sangue, recita o Confiteor, inclinando-se profundamente; comunga, se houver de comungar, antes dos outros fiéis, ajoelhado no supedâneo.

Depois da comunhão: sobe à direita do celebrante com as galhetas, e deita vinho no cálice que este lhe apresenta; retira-se para o último degrau do lado da Epístola, e deita-lhe água e vinho nos dedos; pousa as galhetas na credencia, e vai buscar o Missal para o lado da Epístola; apresenta ao celebrante o véu do cálice. Depois, vai se ajoelhar no primeiro degrau do lado esquerdo, como no princípio da Missa.

Último Evangelho: de pé; depois de responder Gloria tibi Domine, passa para o lado direito; genuflete às palavras ET Verbum caro factum est.Havendo um último Evangelho especial(neste caso o celebrante deixará o Missal aberto), passa o Missal para o lado do Evangelho.

Últimas orações: de joelhos, à direita do celebrante.

Ao retirar-se: fazer genuflexão diante do altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...