quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Momento de reflexão e meditação na vida cristã.



Meditação de Quarta-Feira: O JUÍZO PARTICULAR

1. Logo que a alma tiver saído do corpo, comparecerá diante do supremo Juiz. A primeira coisa que torna este comparecimento terrível à alma do pecador é que ela se encontrará,sozinha, na presença de um Deus que ela desprezou, de um Deus que lhe conhece todos os segredos do coração, e todos os pensamentos. E diante do Divino Juíz, a al,a só poderá levar o pouco de bem, ou mal que tiver feito durante a vida.

2. Então dirá o Juiz inapelável: Quem és Tu? - Sou cristão, responderás. - Bem, replicará Ele: Se és cristão, vamos ver se procedeste como cristão. Em seguida começarpa a recordar-te as promessas que fizeste no Santo Batismo; lembrar-te-á as graças que te concedeu, e enfim todas as tuas ingratidões.
Que te parece, ó cristão deste exame?Que te diz consciência? Estás ainda em tempo, se quiseres. Pede a Deus perdão de teus pecados e faze um sincero propósito de não tornar a pecar.

3. Esse é o momento em que, se a alma se achar manchada de pecado grave, ouvirá o inexorável Juíz pronunciar a tremenda sentença: Filho infiel, dirá, para longe de mim! Vai para o fogo eterno a gemer com os demônios para sempre! Aquela alma infeliz, antes de afastar-se para sempre de Deus, volverá pela última vez o olhar para o céu, e no auge da desolação dirá: - Adeus parentes! Adeus amigos,que habitais no reino da glória!Adeus pai,mãe,irmãos! Vós gozareis para sempre, e eu serei para sempre atormentado. Adeus ó Salvador, adeus, ó Cruz Santa; adeus; ó Sangue em vão por mim derramado, não vos tornarei a ver mais. Desde este momento eu não sou filho de Deus, serei para sempre escravo dos demônios no inferno. Então os demônios que se tornaram senhores dessa alma, arrastando-a e empurrando-a a farão cair nos seus abismos de otrturas, de misérias, de tormentos eternos. Ó alma, não receias que tal sentença seja também tua?

Ah! por amor de Jesus e de Maria, porfia por conseguir com boas obras uma sentença que te seja avorável, e lembra-te que, assim como é terrível a sentença proferida contra o pecador, igualmente consolador será o convite que há de dirigir Jesus a quem viveu cristãmente. Meu Jesus, concedei-me a graça de pertencer naquele dia ao número dos bem-aventurados. Virgem Santíssima, ajudai-me; protegei-me na vida, e na morte, e especialmente quando me apresentar ao vosso Filho para ser julgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...