quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Caso Asia Bibi ainda não encontra solução definitiva

Publicado originalmente em: ACI Digital

Segundo a informação divulgada hoje pela Rádio Vaticano, Asia Bibi ainda não se encontra em liberdade. A mulher cristã condenada à morte no Paquistão por blasfêmia por um tribunal local, foi considerada inocente pelo ministro paquistanês para as minorias, Shahbaz Bhatti, que apresentará seu relatório sobre o caso de Asia Bibi ao presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari. O presidente do Conselho Pontifício para o diálogo inter-religioso, o Cardeal Jean-Louis Tauran, se transladará junto com os seus colaboradores ao Paquistão para buscar solucionar a situação da cristã.


Segundo RV, vários grupos ameaçaram manifestações de protesto em todo o país se Zardari assinar o procedimento de clemência. Segundo o jornal “The Christian Post”, o chefe de Estado paquistanês já teria concedido a graça. A notícia, no entanto, não foi confirmada. No Paquistão, uma televisão privada informou que Asia Bibi já tinha sido liberada. Após o anúncio, várias pessoas foram até a prisão onde a mulher estaria detida. Os responsáveis pela penitenciária, ao invés, reafirmaram que Asia Bibi ainda se encontrava na prisão.

Sobre o assunto se sucedem declarações e desmentidos. Segundo a agência do Kuwait, “Kuna” e a “International Christian Concern”, Asia Bibi foi libertada e levada para um local secreto por razões de segurança. O Arcebispo de Lahore Dom Lawrence John Saldanha, contatado pela Rádio Vaticano, porém, desmentiu essa notícia.

Para buscar solucionar a situação da cristã acusada de blasfêmia, o presidente do Conselho Pontifício para o diálogo inter-religioso, o Cardeal Jean-Louis Tauran, se transladará junto com os seus colaboradores ao Paquistão. O Cardeal Tauran terá uma reunião com o ministro das Minorias paquistanês, Shahbaz Bhatti, que entregou um relatório sobre o caso ao presidente do Paquistão, Asif Alí Zardari, e assinalou que Asia Bibi era "inocente".

Conforme informou a Rádio Vaticano, o Secretário de estado vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, fez alusão a uma missão do Vaticano encarregada de transladar-se ao Paquistão para falar com as autoridades sobre o caso da Asia Bibi, na Pontifícia Universidade Lateranense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...