sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conheça o rito de criação dos novos cardeais na Igreja Católica

Origem: Aci digital


Ao celebrar-se neste sábado 20 de novembro o Consistório para a criação de 24 novos cardeais por parte do Papa Bento XVI, o Vatican Information Service dá ao conhecimento público o rito que seguirá o Santo Padre nesta ocasião. Com estes novos membros o Colégio Cardinalício terá 203 membros, dos quais 121 são eleitores, quer dizer, têm menos de 80 anos e portanto estão aptos para participar de um eventual conclave para escolher o seguinte Papa.


O rito começa com uma saudação litúrgica, depois da qual Bento XVI lê a fórmula de criação e proclama solenemente os nomes dos 24 novos cardeais. O primeiro deles se dirige então ao Santo Padre em nome de todos. Seguem a Liturgia da Palavra, a homilia do Papa, a profissão de fé e o juramento por parte dos novos cardeais.

Posteriormente, cada novo cardeal se aproxima do Pontífice e se ajoelha ante ele para receber o barrete cardinalício e a atribuição de um Título ou Diaconia.

O Papa coloca o barrete sobre a cabeça do novo cardeal e diz: "É vermelho como sinal da dignidade do ofício de cardeal, e significa que está preparado para atuar com fortaleza, até o ponto de derramar seu sangue pelo crescimento da fé cristã, pela paz e harmonia entre o povo de Deus, pela liberdade e a extensão da Santa Igreja Católica Romana".

O Santo Padre entrega a Bula de criação de cardeal, atribui o Título ou Diaconia de uma Igreja de Roma e intercambia o abraço da paz com os novos membros do Colégio Cardinalício. Os cardeais também intercambiam o mesmo sinal entre eles.

O rito conclui com a oração dos fiéis, a reza do Pai-Nosso e a bênção final.

No domingo, 21 de novembro, solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do universo, o Santo Padre presidirá uma Missa concelebrada, às 9:30 a.m. na Basílica de São Pedro, com os novos cardeais durante a qual será entregue o anel cardinalício a cada um deles, "sinal da nova dignidade, de solicitude pastoral e de união mais sólida com a Sé do Apóstolo São Pedro".

Com estes 24 novos cardeais, haverá 111 cardeais europeus, 21 da América do Norte, 31 da América Latina, 17 da África, 19 da Ásia e 4 da Oceania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...