sábado, 11 de fevereiro de 2012

Posse do novo Arcebispo de Niterói

Neste domingo,12, a Arquidiocese de Niterói estará em festa. Isso mesmo, neste dia Dom José Francisco Rezende Dias toma posse do seu novo pastoreio. A Missa de posse será transmitida pela Rede Vida, pela Web Rádio Anunciadora, pela Web Tv Redentor e pela Web Tv Assunção, às 15h (horário de Brasília). Acompanhemos, junto com os fiéis de Niterói, a posse de seu novo pastor.


** Breve Histórico**

Dom José Francisco nasceu em Brazópolis-MG, em 2 de abril de 1956. É filho de Higino Strazzer Dias e Maria do Rosário Rezende Dias e tem 5 irmãos.

Fez o ensino fundamental na Escola Estadual Cel. Francisco Braz, em Brazópolis, e terminou o ensino médio no Colégio Pré-Universitário, em Pouso Alegre.
Cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre (1973-1974) e depois teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté-SP (1975-1978).

Foi ordenado presbítero em Brazópolis, no dia 10 de novembro de 1979. Especializou-se em teologia espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum, de Roma (1987-1989).

Trabalhou nas paróquias de Silvianópolis, Carvalhópolis, Turvolância, Paraisópolis, Sapucaí Mirim e Santa Rita de Caldas (MG).

Dom José Francisco foi diretor espiritual e Reitor do Seminário Arquidiocesano; Diretor do Instituto Teológico São José; Vigário-geral e Reitor da Comunidade Teológica da Arquidiocese de Pouso Alegre.

Foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Pouso Alegre, pelo Papa João Paulo II, no dia 28 de março de 2001. Sagrado bispo em Pouso Alegre, no dia 2 de junho de 2001.

Nomeado Bispo da Diocese de Duque de Caxias-RJ, em 30 de março de 2005, sucedendo a Dom Mauro Morelli.

Tomou posse como bispo diocesano de Duque de Caxias, no dia 12 de junho de 2005.

No dia 12 de maio de 2011, durante a 49ª Assembléia Anual do Episcopado Brasileiro, foi eleito secretário do Regional Leste-1 da CNBB.

No dia 30 de Novembro foi nomeado Arcebispo de Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...