O que o Cristianismo primitivo diz de si
mesmo?
1. Como o protestantismo pode ser um retorno ás
origens da fé, se a Igreja Primitiva cria que na Eucaristia (Santa Ceia para os
protestantes) estava presente o verdadeiro sangue e corpo de Nosso Senhor, o que
é negado pela fé protestante e ensinado pela Igreja
Católica?
"Não me agradam comida passageira, nem prazeres desta vida. Quero pão de Deus que é carne de Jesus Cristo, da descendência de Davi, e como bebida quero o sangue d'Ele, que é Amor incorruptível". (Santo Inácio de Antioquia, Carta aos Romanos, parágrafo 7, cerca de 80-110 d.C.)
"Apartai-vos das ervas daninhas que Jesus Cristo não
cultiva, por não serem plantação do Pai. Não que tenha encontrado em vosso meio
discórdias, pelo contrário encontrei um povo
purificado.
Na verdade, o que são propriedade de Deus e de Jesus Cristo estão com o Bispo, e todos os que se converterem e voltarem à unidade da Igreja, pertencerão também a Deus, para terem uma vida segundo Jesus Cristo. Não vos deixeis iludir, meus irmãos. Se alguém seguir a um cismático, não herdará o reino de Deus se alguém se guiar por doutrina alheia, não se conforma com a Paixão de Cristo.
Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o que fizerdes" . (Santo Inácio de Antioquia,Carta aos Filadelfienses,3 e 4, + 110 d.C.)
Na verdade, o que são propriedade de Deus e de Jesus Cristo estão com o Bispo, e todos os que se converterem e voltarem à unidade da Igreja, pertencerão também a Deus, para terem uma vida segundo Jesus Cristo. Não vos deixeis iludir, meus irmãos. Se alguém seguir a um cismático, não herdará o reino de Deus se alguém se guiar por doutrina alheia, não se conforma com a Paixão de Cristo.
Sede solícitos em tomar parte numa só Eucaristia, porquanto uma é a carne de Nosso Senhor Jesus Cristo, um o cálice para a união com Seu sangue; um o altar, assim como também um é o Bispo, junto com seu presbitério e diáconos, aliás meus colegas de serviço. E isso, para fazerdes segundo Deus o que fizerdes" . (Santo Inácio de Antioquia,Carta aos Filadelfienses,3 e 4, + 110 d.C.)
"Esta comida nós chamamos Eucaristia, da qual ninguém é
permitido participar, exceto o que creia que as coisas nós ensinamos são
verdadeiras, e tenha recebido o batismo para perdão de pecados e renascimento, e
que vive como Cristo nos ordenou. Nós não recebemos essas espécies como pão
comum ou bebida comum; mas como Cristo Jesus nosso Salvador, que se encarnou
pela Palavra de Deus, se fez carne e sangue para nossa salvação, assim também
nós temos ensinado que o alimento consagrado pela Palavra da oração que vem
dele, de que a carne e o sangue são, por transformação, a carne e sangue daquele
Jesus Encarnado." - (São Justino, I Apologia, Cap. 66, cerca de 148-155
d.C.)
"Deus tem portanto anunciado que todos os sacrifícios
oferecidos em Seu Nome, por Jesus Cristo, que está, na Eucaristia do Pão e do
Cálice, que são oferecidos por nós cristãos em toda parte do mundo, são
agradáveis a Ele." - (São Justino, Diálogo com Trifão, Cap. 117, 130-160
d.C.)
"Outrossim, como eu disse antes, concernente os
sacrifícios que vocês, naquele tempo, ofereciam, Deus fala através de Malaquias,
um dos doze, como segue:
'Eu não tenho nenhum prazer em você, diz o Senhor; e Eu não aceitarei os sacrifícios de suas mãos; do nascer do sol até seu ocaso, meu Nome tem sido glorificado dentre os gentios; e em todo o lugar incenso é oferecido em meu Nome, e uma oferta pura: Grande tem sido meu nome dentre os gentios, diz o Senhor; mas você O profana.'
Assim são os sacrifícios oferecidos a Ele, em todo lugar, por nós os gentios, que são o Pão da Eucaristia e igualmente a taça da Eucaristia, que Ele falou naquele tempo; e Ele diz que nós glorificamos Seu nome, enquanto vocês O profanam." (São Justino, Diálogo com Trifão, [41, 8-10], 130-160 d.C.)
'Eu não tenho nenhum prazer em você, diz o Senhor; e Eu não aceitarei os sacrifícios de suas mãos; do nascer do sol até seu ocaso, meu Nome tem sido glorificado dentre os gentios; e em todo o lugar incenso é oferecido em meu Nome, e uma oferta pura: Grande tem sido meu nome dentre os gentios, diz o Senhor; mas você O profana.'
Assim são os sacrifícios oferecidos a Ele, em todo lugar, por nós os gentios, que são o Pão da Eucaristia e igualmente a taça da Eucaristia, que Ele falou naquele tempo; e Ele diz que nós glorificamos Seu nome, enquanto vocês O profanam." (São Justino, Diálogo com Trifão, [41, 8-10], 130-160 d.C.)
"[Cristo] declarou o cálice, uma parte de criação, por
ser seu próprio Sangue, pelo qual faz nosso sangue fluir; e o pão, uma parte de
criação, ele estabeleceu como seu próprio Corpo, pelo qual Ele completa nossos
corpos." (Santo
Irineu de Lião, Contra Heresias, 180 d.C.)
"Assim então, se a taça misturada e o pão fabricado
recebem a Palavra de Deus e tornam-se Eucaristia, que é dizer, o Sangue e Corpo
de Cristo, que fortifica e reconstrói a substância de nossa carne, como podem
essas pessoas dizer que a carne é incapaz de receber o presente de Deus que é a
vida eterna, quando isto é feito pelo Sangue e Corpo de Cristo, que são Seu
membro?
Como o apóstolo abençoado diz em sua carta aos
Efésios, 'Nós somos membros de Seu Corpo, de sua carne e de seus ossos' (Ef
5,30). Ele não está falando de forma 'espiritual' e de ' homem invisível',
'um espírito não tem carne e ossos' (Lc 24,39).
Não, ele está falando do organismo possuído por um ser humano real, composto de carne e nervos e esqueleto. Isto é este que é nutrido pela taça que é Seu Sangue, e é fortificado pelo pão que é Seu Corpo.
O talo da vinha toma raiz na terra e futuramente dá frutos, e 'o grão de trigo cai na terra' (Jo 12,24), dissolve, ascende outra vez, multiplicado pelo Espírito de Deus, e finalmente depois é processando, é colocado para uso humano. Esses dois então recebe a Palavra de Deus e torna-se Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo." (Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade)
Não, ele está falando do organismo possuído por um ser humano real, composto de carne e nervos e esqueleto. Isto é este que é nutrido pela taça que é Seu Sangue, e é fortificado pelo pão que é Seu Corpo.
O talo da vinha toma raiz na terra e futuramente dá frutos, e 'o grão de trigo cai na terra' (Jo 12,24), dissolve, ascende outra vez, multiplicado pelo Espírito de Deus, e finalmente depois é processando, é colocado para uso humano. Esses dois então recebe a Palavra de Deus e torna-se Eucaristia, que é o Corpo e Sangue de Cristo." (Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a Falsidade)
"Somente como o pão que vem da terra, tendo
recebido a invocação de Deus, não é mais pão comum, mas Eucaristia, consistindo
de duas realidades, divina e terrestre, assim nossos corpos, tendo recebidos a
Eucaristia, não são mais corruptíveis, porque eles têm a esperança da
ressurreição." - "Cinco Livros = Desmascarando e Refutando a
Falsidade - especificamente a Gnose". Livro 4,18; 4-5, cerca de 180 d.C.
"O Sangue do Senhor, realmente, é duplo. Há
Seu Sangue corpóreo, por que nós somos redimidos da corrupção; e Seu Sangue
espiritual, com que nós somos ungidos. Que significa: beber o Sangue de Jesus é
compartilhar sua imortalidade. O vigor da Palavra é o Espírito somente como o
sangue é o vigor do corpo.
Do mesmo modo, como vinho é misturado com água, assim é o Espírito com o homem. O Único, o Vinho e Água nutrido na fé, enquanto o outro, o Espírito, conduzindo-nos para a imortalidade. A união de ambos, entretanto, - da bebida e da Palavra, - é chamada Eucaristia, digna de louvor e presente excelente. Aqueles que partilham disto na fé são santificados no corpo e na alma. Pela vontade do Pai, a mistura divina, homem, está misticamente unida ao Espírito e à Palavra." (São Clemente de Alexandria, O Instrutor das Crianças". [2,2,19,4] + - 202.)
Do mesmo modo, como vinho é misturado com água, assim é o Espírito com o homem. O Único, o Vinho e Água nutrido na fé, enquanto o outro, o Espírito, conduzindo-nos para a imortalidade. A união de ambos, entretanto, - da bebida e da Palavra, - é chamada Eucaristia, digna de louvor e presente excelente. Aqueles que partilham disto na fé são santificados no corpo e na alma. Pela vontade do Pai, a mistura divina, homem, está misticamente unida ao Espírito e à Palavra." (São Clemente de Alexandria, O Instrutor das Crianças". [2,2,19,4] + - 202.)
"A
Palavra é tudo para uma criança: ambos Pai e Mãe, ambos Instrutor e Enfermeira.
'Comam minha Carne,' Ele diz, 'e Bebam meu Sangue.' O Senhor nos nutre com
esses nutrientes íntimos. Ele nos entrega Sua Carne, e nos dá Seu Sangue; e
nada é escasso para o crescimento de Suas crianças. Oh mistério
incrível!". (São Clemente de Alexandria, O Instrutor das
Crianças [1,6,41,3] + - 202.)
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Visto em: Redemptionis Sacramentum
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