terça-feira, 2 de março de 2010

Em cinco anos, pontificado de Pio XII será aberto a pesquisadores


Diretor do Arquivo Secreto Vaticano nas Jornadas de História em Canárias

LAS PALMAS DE GRAN CANARIA, terça-feira, 2 de março de 2010- O diretor do Arquivo Secreto Vaticano, Dom Sergio Pagano, afirmou nessa segunda-feira, na inauguração das XIII Jornadas de História da Igreja, nas Ilhas Canárias, que o pontificado de Pio XII se abrirá em cinco anos para todos os pesquisadores”.
Segundo o diretor, a abertura da documentação do pontificado de Pio XII depende de aspectos técnicos e da decisão do Papa. Pelo momento, o setor está fechado, mas quando quando se abrir aos estudiosos, não haverá nenhuma censura.
Atualmente se trabalha sobre milhões de cartas de Pio XII do período de 1939 a 1958, ano da morte do pontífice.
“A Santa Sé tem todo interesse em abrir amanhã mesmo, porque não há medo. Mas ainda não estamos preparados por motivos científicos, há que numerar, protocolar, conservar e registrar, pôr em ordem todas as cartas.”
“Conhecemos também a história por outros documentos de arquivos de países europeus. Quando se abrir o pontificado de Pio XII, haverá precisões, contextualizações, mas não se espera nada de misterioso nem surpresas. Ver-se-á muito bem o que Pio XII fez em relação aos judeus”.


Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...