quarta-feira, 12 de outubro de 2011

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, ROGAI POR NÓS!

Desde outubro de 1717, quando três humildes pescadores, João Alves, Domingos Martins Garcia e Felipe Pedroso, miraculosamente retiraram das águas do rio Paraíba num primeiro lance de rede a imagenzinha partida e, logo em seguida, a cabeça que lhe faltava, ela vem progressivamente sendo venerada pela nossa gente. Em 1745, por meio do Pe. José Alves Vilela, pároco de Guaratinguetá, a Igreja assumiu formalmente sua veneração, erguendo no morro dos coqueiros a primeira capela de taipa para abrigar a imagenzinha negra da Imaculada Conceição e acolher os piedosos romeiros e viajantes. Estes se encarregaram de levar Brasil afora a notícia desse lugar santo e dos milagres da Senhora de Aparecida.
Apesar das sucessivas reformas e ampliações, foi necessário um novo templo mais amplo e artístico. Em junho 1888 foi benta a igreja construída pelo beneditino exclaustrado Cônego Frei Joaquim do Monte Carmelo. Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo, agraciou o novo templo com o título de Santuário Episcopal e criou a paróquia (Curato), dando autonomia espiritual ao vilarejo que se formava e ao santuário que se incrementava. Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, como bispo coadjutor de São Paulo trouxe os missionários redentoristas para as atividades pastorais próprias de um santuário.
Coroação
No dia 8 de setembro de 1904 a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi solenemente coroada e ela foi proclamada Rainha do Brasil. – O ato contou com a aprovação formal do Cabido da Basílica de São Pedro e a assinatura do Papa São Pio X - Estavam presentes os 9 bispos do sul do Brasil, reunidos em Conferência em Aparecida, e uma multidão de fiéis.

"Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!"
No Rio de Janeiro, então Capital Federal, dia 31 de maio de 1931, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada oficialmente Padroeira do Brasil. – A multidão presente de mais de um milhão de pessoas repetiu comovida as palavras de consagração da nação. - Estavam presentes o Sr. Presidente da República, Ministros de Estado e Corpo Diplomático, autoridades civis, eclesiásticas e militares.
Retirado de: Arquidiocese de Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...