terça-feira, 10 de maio de 2011

Visita do Papa a Aquileia e Veneza em 10 frases


1. A missão prioritária que o Senhor nos confia hoje, renovados pelo encontro pessoal com ele, consiste em testemunhar o amor de Deus pelo homem. Estais chamados a fazer isso sobretudo com as obras do amor e as opções de vida a favor das pessoas concretas, começando pelos mais fracos, frágeis, indefesos, sem autonomia, como os pobres, os idosos, os enfermos. (À assembleia do 2º Congresso Eclesial de Aquileia, 7 de maio)


2. Da fé vivida com coragem surge hoje, assim como no passado, uma fecunda cultura feita de amor à vida, da concepção até seu ocaso natural, de promoção da dignidade da pessoa, de exaltação da importância da família, fundada no matrimônio fiel e aberto à vida, de compromisso pela justiça e pela solidariedade. (À assembleia do 2º Congresso Eclesial de Aquileia, 7 de maio)

3. É necessário que os cristãos, apoiados por uma "esperança confiável", proponham a beleza do acontecimento de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, a cada homem e mulher, em uma relação franca e sincera com os que não praticam a sua fé, com os não-crentes e com os crentes de outras religiões (À assembleia do 2º Congresso Eclesial de Aquileia, 7 de maio)

4. Não renegueis nada do Evangelho em que credes, e sim vivei entre os homens com simpatia, comunicando, em vosso próprio estilo de vida, esse humanismo que tem suas raízes no cristianismo, buscando construir, junto a todos os homens de boa vontade uma, "cidade" mais humana, mais justa e solidária. (À assembleia do 2º Congresso Eclesial de Aquileia, 7 de maio)

5. [A política] tem mais necessidade do que nunca de ver pessoas, sobretudo jovens, capazes de construir uma "vida boa" a favor e ao serviço de todos. Os cristãos não podem se afastar deste compromisso, pois, ainda que sejam peregrinos rumo ao céu, vivem, já aqui, uma antecipação da eternidade. (À assembleia do 2º Congresso Eclesial de Aquileia, 7 de maio)

6. Sede santos! Colocai Cristo no centro da vossa vida! Construí sobre Ele o edifício da vossa existência. Em Jesus, encontrareis a força para abrir-vos aos outros e fazer de vós mesmos, segundo o seu exemplo, um dom para toda a humanidade. (Missa no Parque de São Julião de Mestre, 8 de maio).

7. A autêntica realização do homem e sua verdadeira alegria não se encontram no poder, no êxito, no dinheiro, mas só em Deus, que Jesus Cristo nos permite conhecer e nos torna próximos. (À assembleia eclesial do patriarcado de Veneza, 8 de maio)

8. A "santidade" não significa fazer coisas extraordinárias, mas seguir cada dia a vontade de Deus (...). Sim, é preciso que haja fiéis leigos fascinados pelo ideal da "santidade", para construir uma sociedade digna do homem, uma civilização do amor. (À assembléia eclesial do patriarcado de Veneza, 8 de maio)

9. É preciso escolher entre uma cidade "líquida", pátria de uma cultura que se apresenta cada vez mais como a do relativo e efêmero, e uma cidade que renova constantemente sua beleza, recorrendo aos mananciais benéficos da arte, do saber, das relações entre os homens e entre os povos. (Ao mundo da cultura e da economia, 8 de maio)

10. O Evangelho é a maior força de transformação do mundo, mas não é uma utopia nem uma ideologia. As primeiras gerações cristãs o chamavam de "caminho", isto é, a maneira de viver que Cristo praticou em primeiro lugar e que nos convida a seguir. (Ao mundo da cultura e da economia, 8 de maio)

Retirado de: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...