A Comissão Ecclesia Dei acabou de lançar um “Ordo divini offici recitandi sacrique peragendi” publicado pela Libreria Editrice Vaticana, cuja elaboração foi dirigida pelo Monsenhor Pozzo, Secretário da mesma comissão.

Este Ordo começa no Primeiro Domingo do Advento de 2011*. O calendário das festas do Temporal e do Santoral segue rigorosamente aquele usado em 1962 (por exemplo, e contrariando o uso em muitos lugares tradicionais, ele proíbe o uso do órgão nos domingos do Advento, com referência à instrução “De Musica Sacra”, de setembro de 1958). É obviamente um ordo romano, que não indica as festas “nacionais”… Por outro lado, ele menciona a possibilidade de usar o prefácio do Advento que existia em 1962 em todas as dioceses da França, mas não (incluído) no Missal romano….

Pelo qual, paradoxalmente, (o Ordo do Vaticano) é mais rigoroso e mais próximo da disciplina tradicional que… o Ordo usado pela Fraternidade de São Pio X e editado pelo Monastério de Saint-François du Trévoux, que apenas menciona a obrigação da abstinência nas sextas-feiras da Quaresma.
Observações do blog Rorate-Caeli
* Um pouco atrasado, eles deveriam publicar o ordo de 2012-2013. Na verdade, eles deveriam não só publica-lo, mas os responsáveis devem parar com esta insensatez e publicar o Ordo na internet, como fizeram os monges de Le Barroux ou os padres da Administração Apostólica São João Maria Vianney nos últimos anos. É um serviço público e uma obra de caridade.
** O texto original (em francês) refere-se como o “Ordo do Pozzo” – um nome que demonstra subserviência com o qual estamos certos a Pontificia Comissão não concordaria.
*** De maneira alguma; a comunhão dupla no Natal e na Páscoa ainda é evitada em vários lugares.
Visto em: Una Voce Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário