sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Quaresma: tempo de penitência e jejum.

É comum na Quaresma se cobrir as imagens expostas para veneração pública com um pano roxo,simbolizando penitência,e mostrando a falta de alegria neste tempo.


Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa.
A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na quinta-feira santa, na celebração da última ceia de Jesus Cristo com os doze apóstolos.
O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete, mas de acordo com o cristianismo, o domingo que já é dedicado como o dia do Senhor, então, os domingos da quaresma não são contados. Após esse período, se inicia o tríduo Pascal, que termina do domingo de páscoa,quaresma também foi conhecida como o periodo de 40 dias que Jesus passou no deserto depois de sua ressurreição.
A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica marca para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.

A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Quaresma"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...