segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Criado novo Ordinariato pessoal para ex-anglicanos

O Vaticano criou neste domingo o primeiro Ordinariato pessoal para reverendos anglicanos convertidos ao catolicismo nos Estados Unidos.

A autorização foi emitida pela Congregação para a Doutrina da Fé com a Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibu, que erigiu o Ordinariato Pessoal que irá operar nacionalmente no território da Conferência Episcopal dos Estados Unidos.

O reverendo Jeffrey Neil Steenson, de 59 anos, será o coordenador. Ex-bispo, ele tem uma esposa e três filhos e foi ordenado sacerdote católico em 2009, após ser admitido na Igreja Católica em 2007.

O Ordinariato equivale juridicamente a uma diocese e é formado por fiéis leigos, clérigos e membros da vida apostólica, e está sujeito à Congregação para a Doutrina da Fé e aos demais dicastérios da Cúria Romana, segundo a Constituição vaticana.

A Constituição Apostólica Anglicanorum Coetibu foi assinada por Bento XVI em 4 de novembro de 2009 após pedidos enviados por grupos de ministros e seguidores do anglicanismo que desejavam “entrar na plena e visível comunhão com a Igreja Católica”, desde que pudessem manter “elementos específicos do patrimônio espiritual e litúrgico anglicano”.

O Vaticano criou a primeira destas organizações na Inglaterra, no ano passado. Outras estão sendo avaliadas para serem abertas na Austrália e no Canadá.

A Constituição permite que os anglicanos que se tornarem católicos possam conservar parte de suas tradições na liturgia e na espiritualidade. Os pastores anglicanos casados que se converterem poderão continuar casados e ser ordenados na Igreja Católica, uma exceção à regra do celibato do Vaticano. Mas os bispos anglicanos casados que se converterem não poderão manter esta posição e servirão a Igreja Católica como padres.


Retirado de: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...