sexta-feira, 16 de março de 2012

Bento XVI dá mais um tempo à FSSPX

A esta altura todos já lemos o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé relativo ao encontro entre o Cardeal William Levada, prefeito da Doutrina da Fé e presidente da Ecclesia Dei, e Dom Bernard Fellay, Superior Geral da FSSPX, ocorrido hoje em Roma.

No curso do encontro o cardeal entregou a Dom Fellay uma carta “em obediência à decisão de Bento XVI”, na qual “se apresenta que a posição, expressa por ele [Dom Fellay], não é suficiente para superar os problemas doutrinais que estão na base da fratura entre a Santa Sé e a Fraternidade”.

Já se esperava que a resposta da Fraternidade ao preâmbulo doutrinal não satisfaria à Santa Sé. Ocorre que, por desejo do Papa, renovou-se o convite a Dom Fellay para “esclarecer a sua posição a fim de poder chegar à recomposição da fratura existente”.

Usam-se, no breve comunicado, duas expressões distintas: ruptura e fratura. Embora não sejam termos técnicos da teologia, parecem expressar a realidade atual (fratura - irregularidade canônica) e a que se deseja evitar (ruptura - cisma).

O último parágrafo do comunicado deixa a situação em suspenso por mais algum tempo, desqualificando as vozes que se levantaram para dar por encerradas as tratativas com a Fraternidade. Ainda é cedo para os açodados, de ambos os lados.
 
OBLATVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...