quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Festa da Purificação de Nossa Senhora e Anunciação de Jesus


A festa de hoje celebra ao mesmo tempo a Apresentação de Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora, quarenta dias depois de nascer o Salvador. Prende-se pois pelo duplo objetivo que encerra aos mistérios da Epifania e do Natal, de que ainda se sentea alegria envolvente.

Esta festa é uma festa de Luz e por duplo motivo: o primeiro pela profecia do velho Simeão, que ao receber no templo o Salvador o saudou como a luz que vinha iluminar os povos, em segundo porque é a festa das candeias. A procissão das velas, suprimida noutras festas de Maria, conservou-se nesta para engrandecer a glória de Cristo, luz do mundo. Esta é a festa mais antiga da Virgem Maria.

***

EVANGELHO DA FESTA DA PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA E APRESENTAÇÃO DE JESUS.

Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.



Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.


Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus:“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...