segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sacerdotes santos e entregues a Deus pede o Papa

De: ACI Digital

Ao receber esta manhã a comunidade do Pontifício Colégio Filipino em Roma pela ocasião do seu 50º aniversário, o Papa Bento XVI assinalou que os sacerdotes devem entregar-se por completo a Deus em seu caminho para a santidade.


Em seu discurso em inglês, o Santo Padre elogiou o trabalho desta instituição em Roma e animou os presentes a "crescerem em fé, a obterem a excelência nos estudos, e a tomarem toda oportunidade para alcançar a maturidade espiritual e teológica, para que estejam bem preparados e treinados, com o coração firme para o que for que os aguarda no futuro".

"Como bem sabem, uma formação sacerdotal completa inclui não apenas o acadêmico: acima do componente intelectual, os estudantes do Colégio Filipino são formados espiritualmente através da história vivente da Igreja em Roma e o brilhante exemplo de seus mártires, cujo sacrifício os configura perfeitamente à pessoa do próprio Cristo".

O Papa expressou sua confiança em que "cada um de vocês se verá inspirado por sua união com o mistério de Cristo e abraçará o chamado de Deus à santidade que exige de vocês como sacerdotes nada menos que a completa entrega do dom de suas vidas e trabalhos a Deus".

"Ao fazê-lo em companhia de outros jovens seminaristas e sacerdotes reunidos aqui de distintos lugares do mundo, voltarão para casa, como seus predecessores, com um sentido agradecido e permanente da história da Igreja em Roma, de suas raízes no mistério pascal de Cristo e de sua maravilhosa universalidade".

Bento XVI pediu logo que não se descuide o trabalho pastoral em Roma, cuidando de gerar "um saudável balanço entre as preocupações pastorais locais e os requerimentos acadêmicos de sua estadia aqui, para o benefício de todos".

Antes de terminar animou os alunos a "não esquecerem o afeto do Papa por vocês e sua pátria. Eu vos exorto a retornar às Filipinas com um inquebrável afeto pelo Sucessor do Pedro e com o desejo de fortalecer e manter a comunhão que une à Igreja em caridade a seu redor".

"Desta forma, ao completar seus estudos, certamente serão levedura do Evangelho da vida em sua amada nação", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...