- Don Marco quer ter a bondade de compartilhar com os leitores do Messa in latino suas observações gerais sobre a celebração eucarística de domingo passado? O Papa apreciou?
Foi um dia maravilhoso e inesquecível! Como delegado para a Liturgia da visita papal, eu estava autorizado a executar em conformidade com as indicações recebidas pela Diocese, algumas escolhas muito específicas que, embora possa parecer pequena aos olhos de muitos, na verdade, tinha um único propósito: promover a educação para a fé do povo de Deus, que estariam reunidos em torno do Sucessor de Pedro em uma situação (um estádio de futebol) certamente não ideal.
Por comentários recebidos das pessoas que entre ontem e hoje conheci, penso que tais objetivos foram alcançados. Além da realização mais ou menos perfeita de tais escolhas.
Mas, vale para todos, o comentário espontâneo do Papa ao Mons. Negri: “Excelência, obrigado por esta bela celebração e pela música que haveis escolhido: eu parecia estar em casa!”A parte musical foi seguida(e em parte executada) por um caro irmão, que sabiamente misturou as melhores tradições do canto litúrgico da Igreja: o gregoriano( as antífonas do Missal Romano), os corais(como por exemplo o “Te louvamos Trindade”, tradução de um canto alemão caro ao Papa) e a música instrumental( uma missa de Mozart).
No que se refere, no entanto, as escolhas feitas para a Santa Missa, aproveitamos os ótimos meninos, provenientes do Seminário de Bolonha, mas também entre os rapazes que servem na Missa, incluindo a Forma Extraordinária: isto nos permitiu de fazer certos movimentos tranqüilos, para o que diz respeito a gestualidade que alguns podem ser comparados a um simples ouropel, mas que acreditamos que são igualmente importantes para tudo o resto. E assim, vemos todos os ministrantes fazer a inclinação junto ao Papa e aos bispos concelebrantes, quando vinha a ser nomeado o nome de Jesus, era verdadeiramente comovente. Também porque, além do que um menino pode compreender certos gestos, o próprio fato de realizá-los ajuda-o a entender. Não estando todos os seminaristas, eu também tinha dado uma orientação clara sobre como se vestir: uma pessoa me agradeceu por ter visto "muitos padres vestidos de padre".
- Dentro dos limites impostos pelo Novus Ordo Missae, havia mais opções feita por ela que têm incutido fortes elementos de continuidade tradicional no rito, em plena adesão ao modo litúrgico restaurador do papa Bento, que evidentemente, por isso, se sentiu “em casa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário