domingo, 3 de julho de 2011

Em 60 anos todo mudou exceto a fidelidade de Deus, afirma o Papa

ACI Digital

Os membros do Colégio Cardinalício ofereceram ontem ao Papa Bento XVI um almoço na Sala Ducal no Vaticano para celebrar o 60º aniversário de sua ordenação sacerdotal. O Santo Padre disse aos purpurados que nestes 60 anos tudo mudou, "exceto a fidelidade do Senhor".

O Papa
Bento XVI celebrou seus 60 anos como sacerdote este 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, com uma Eucaristia na Basílica de São Pedro na que recordou com emoção sua ordenação realizada em 1951 na Catedral de Fresing (Alemanha) em 1951 com seu irmão mais velho Georg.

Conforme informa Rádio Vaticano, ao final do almoço o Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício ressaltou que são poucos os Papas que chegaram ao 60º aniversário de sacerdócio, e nesta ocasião os
cardeais ofereceram-lhe um donativo para os pobres da cidade, considerando as urgentes necessidades de tantos romanos, imigrantes e refugiados.

Bento XVI agradeceu este gesto destinado aos pobres "que necessitam nossa ajuda, nossa assistência e nosso amor". O Pontífice definiu este momento como "uma hora de gratidão ao Senhor, por tudo o que me doou e perdoou nestes anos, mas também um momento dedicado à lembrança".

Desta forma o Papa recordou como em 1951 "o mundo era totalmente diferente, não havia televisão, nem Internet, não havia computadores, nem telefones celulares". Um mundo pré-histórico, disse logo, onde as cidades estavam destruídas, igual que a economia, e uma grande pobreza material e espiritual.

Entretanto, o Santo Padre sublinhou a existência, ao mesmo tempo, de "uma poderosa energia e vontade de reconstruir o país, renovar a comunidade européia sobre a base da fé".

Também recordou o Papa o posterior momento do Concílio Vaticano II, "onde todas estas esperanças pareciam realizar-se" e o momento da revolução cultural de 1968, "anos difíceis nos quais a barca do Senhor parecia encher-se de água e estar a ponto de afundar ".

Finalmente Bento XVI retornou com a memória à "hora totalmente inesperada de 19 de abril de 2005, quando o Senhor me chamou para outro trabalho".

Nestes 60 anos, precisou, "quase tudo mudou, mas permaneceu a fidelidade do Senhor".

Na homilia da
Missa na que celebrou este aniversário, o Papa recordou as palavras de Jesus "já não vos chamo servos, mas amigos" e disse que 60 anos depois de sua ordenação "sinto ainda ressoar em meu interior estas palavras de Jesus, que nosso grande Arcebispo, o Cardeal Faulhaber, com a voz já um pouco fraco mas firme, dirigiu aos novos sacerdotes ao final da cerimônia".

O encarregado de conferir as ordens sagradas ao futuro Papa em 29 de junho de 1951 foi o Cardeal Michael von Faulhaber, biblista e especialista em patrística, Arcebispo de Munich e Freising (Alemanha) e um dos mais valentes críticos do regime nazista.

A Congregação para o Clero exortou a todos os católicos do mundo, especialmente os sacerdotes, a dedicar 60 horas de adoração eucarística para rezar pelo Papa, uma hora por cada ano de sacerdócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...