quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Bento XVI cria uma nova diocese na Bahia

Da: Rádio Vaticano

Bento XVI criou, nesta quarta-feira, a Diocese de Camaçari, na Bahia, e nomeou como primeiro bispo dessa diocese Dom João Carlos Petrini, até agora bispo auxiliar de Salvador.


Dom Petrini nasceu em 18 de novembro de 1945, na Itália. Formou-se em Ciências Políticas na Universidade de Perugia. Pertencia ao movimento 'Comunhão e Libertação' e foi enviado, como missionário leigo, ao Brasil, para a Arquidiocese de São Paulo.

No Brasil, estudou na Pontifícia Faculdade de Teologia "Nossa Senhora da Assunção", da Arquidiocese de São Paulo. Depois da ordenação sacerdotal, em 28 de junho de 1975, na Arquidiocese de Fermo, na Itália, foi designado fidei donum para a Arquidiocese de São Paulo e formou-se em Ciências Sociais na PUC dessa cidade. Desde 1988, está na Arquidiocese de Salvador (BA).

O Papa também nomeou, hoje, Bispo de Barreiras, na Bahia, Dom Josafá Menezes da Silva, até agora bispo auxiliar de Salvador.

Dom Josafá nasceu em 2 de janeiro de 1959, em Salinas da Margarida, na Bahia. Depois dos estudos em sua cidade natal, como aluno do Seminário da Bahia, obteve o bacharelado em Filosofia na Universidade Católica de Salvador, em 1983, e o de Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Estudou também na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, obtendo o mestrado em Teologia, em 1999.

Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1989, incardinando-se no clero arquidiocesano de Salvador (BA). Em 12 de janeiro de 2005, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador. (MJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...