segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Santa Luzia, virgem e mártir, rogai por nós!

Padroeira de Siracusa e de toda a Sicília, Santa Luzia é uma das santas mais veneradas na Itália, contando em Roma não menos de vinte igrejas com o seu nome. É para Siracusa  o que Santa Inês é para Roma.
Quando a notícia de que Luzia e sua mãe haviam vendido tudo o que tinham e dividido aos pobres, chegou aos ouvidos de um homem a quem o seu pai a havia prometido em casamento, contra a vontade dela, aquele a acusou a Pascásio, o prefeito, de ser cristã. O prefeito não conseguiu levá-la ao culto dos ídolos, nem com pedidos, nem com ameaças, mas pelo contrário, ela se tornava cada vez mais ardente em celebrar os louvores da fé cristã, quanto mais ele tentava persuadi-la. Disse, então, ele: "Acabarão as palavras e passaremos às pancadas", ao que a virgem respondeu: "Não podem faltar palavras aos servos de Deus, aos quais Cristo disse: Quando estiverdes diante dos reis e governantes, não penseis o que nem como haveis de falar, porque naquela hora vos será dado o que falar, porque não sereis vós que falareis, mas o Espírito Santo que falará em vós".


Perguntando, então, Pascásio: "O Espírito Santo está em ti?", ela respondeu: "Os que vivem casta e piedosamente são templos do Espírito Santo". E ele: "Mandar-te-ei para o prostíbulo, para que o Espírito Santo saia de ti". Ela disse: "Se eu for violada contra a minha vontade, a minha castidade será duplicada para a coroa". Inflamado de cólera, Pascásio mandou levar Luzia para onde fosse violada a sua virgindade, mas, milagrosamente, a virgem ficou tão firme no lugar que foi impossível arredá-la. Por isso, o prefeito mandou acender ao redor dela fogo em cepilho, resina e óleo fervente, mas nenhuma chama lhe fez mal, e ele, após torturá-la de muitos modos, passou à espada seu pescoço. Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus - Luz do Mundo - até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade".


Virgem fiel e zelosa de pertencer inteiramente ao Senhor e que, para conservar impoluto o tesouro da virgindade, não hesitou perder todos os bens e sacrificar a própria vida. Tiradas das Atas do seu martírio.

"Com a vossa constância conservastes a vossa alma, ó Luzia, e com o vosso sangue vencestes o inimigo". Morreu em 303 ou 304, sendo sepultada em Siracusa, depois em Constantinopla, e por último trasladado a Veneza.Seu nome vem no Cânon Romano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...