sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Santíssima Eucaristia

 O Sacramento da Eucaristia, também chamado de Santíssimo Sacramento, ou Sagrada Comunhão, é um sacramento instituído por Jesus Cristo, no qual, sob as espécies consagradas do pão e do vinho, está contido real, verdadeira e substancialmente o Corpo e o Sangue de Jesus com a sua Alma e Divindade, para produzir nas nossas almas graça que nos nutre espiritualmente.

Como sacrifício, a Eucaristia, por virtude própria, aplaca a cólera divina adora e louva a Deus, e alcança para o mundo graças de salvação. Na Missa, Jesus renova por Seus ministros, de modo incruento, o sacrifício sangrento do Calvário, e esta oblação eucarística que tanto agrada a Deus O empenha no amor dos homens, atinge realmente os quatro fins que Nosso Senhor se dignou atingir, quando, ao morrer na cruz, se ofereceu ao Eterno Pai em sacrifício pelos homens: adoração, ação de graças, expiação e súplicas infinitas,devidas à majestade de Deus Uno e Trino.

Quem poderá ver o número de benefícios que este sacrifício continuamente oferecido no mundo inteiro chama para si o coração divino para a pobre humanidade? Quem jamais inquiriu da origem desta fonte donde procede tão copiosa abundância de graças?

Como sacramento, a Eucaristia une o comungante a todos os membros do corpo místico de Jesus. Era preciso, diz S.Tomás, um sacrifício desta natureza para que a junção do membro à cabeça fosse perfeita. E como todos os cristãos comem juntamente do mesmo e único pão da vida, por isso mesmo, a união entre eles e Jesus é perfeita: ut unum sint. Ora fazer parte de Cristo Místico é fazer parte da Igreja do Céu, do Purgatório e da Terra, porque da união com Jesus resulta a união com todos aqueles que são seus membros vivos."O fim primário deste Sacramento, diz o mesmo santo e doutor, é a unidade do corpo místico, fora do qual não há salvação".

Por isso também a Eucaristia também significa Missa, pois perpetua-se, sendo reatualizada nos nossos altares, o sacrifício redentor de Jesus Cristo, e põe ao nosso alcance as infinitas riquezas do Calvário. Assim vai correndo ininterruptamente o manancial da salvação para nele conseguirmos a vida e a santidade. Dizemos que a Missa ou é a renovação do sacrifício do Calvário, o sacrifício da Nova Aliança, da nossa própria redenção, tornando presente sobre o altar para nele podermos participar e a ele nos associarmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...