terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja, rogai por nós!


Filho duma ilustre família da nobreza romana, Ambrósio era governador de Milão quando foi escolhido pelo povo para suceder na cadeira episcopal da cidade.Grande figura da Igreja, desempenhou papel considerável como conselheiro na corte, fazendo frente à heresia e levando o imperador Teodósio a penitenciar-se publicamente do massacre de Tessalônica.

Teve a glória de converter Santo Agostinho e é considerado como um dos quatro grandes Doutores da Igreja Latina.S.Ambrósio enriqueceu com numerosos hinos o Ofício divino e introduziu no Ocidente o uso das antífonas e o costume de alternar a recitação dos salmos. Morreu a 4 de Abril de 397. Hoje celebramos o aniversário da sua sagração.

Inspirando-se na teologia grega, afirmou a identidade da essência do Espírito Santo com o Pai e o Filho. Assim, embora não sendo teólogo, contribuiu para a teologia trinitária. Sua terminologia preparou as formas definitivas para Agostinho de Hipona. Na cristologia, é o primeiro, no ocidente, que se opõe a Apolinário de Laodicéia. Sua terminologia sobre as duas naturezas perfeitas, unidas na pessoa divina de Cristo foram assumidas pelos Concílio de Éfeso (431) e de Calcedônia (451).


É atribuído ao bispo Santo Ambrósio, o Rito Milânes ou Ambrosiano, sendo ele utilizado, atualmente, pelos católicos romanos da Arquidiocese de Milão, região eclesiástica da Lombardia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...