Páginas
domingo, 5 de setembro de 2010
Bento XVI celebra missa por ocasião do bicentenário do nascimento de Leão XIII.
Postado por
Caio Vinícius
Por ocasião do bicentenário do nascimento do Papa Leão XIII Bento XVI deslocou-se neste Domingo a Carpineto Romano, que se encontra a 80 quilómetros de Roma.
Gioacchino Pecci, que viria a ser o Papa Leão XIII, nasceu em Carpineto a 2 de Março de 1810, Destacou-se pela sua encíclica “Rerum Novarum”, de 15 de Maio de 1891, sobre os direitos e deveres do capital e do trabalho, em que introduziu a ideia da subsidiariedade no pensamento social católico.
Esta encíclica marcou o início da sistematização do pensamento social católico, chamado vulgarmente de Doutrina social da Igreja Católica.
Em Carpineto, Bento XVI presidiu a uma Missa na Praça Monti Lepini, na presença de cerca de 5 mil fiéis.
"O seu testemunho seja sempre corajoso e o seu serviço profético, possa em cada momento manifestar aquilo que é chamado a dizer no nome de Jesus. Foi com estas palavras que o bispo de Anagni-Alatri D. Lourenço Loppa se dirigiu ao Papa acolhendo-o na Praça central da terra natal de Leão XIII. D. Loppa recordou que esta visita do Papa representa o ponto culminante do ano de celebrações para o segundo centenário do nascimento do Papa da Rerum Novarum e que nos fala do amor de Deus, vasto e interminável, fiel a si mesmo que, como em todas as estações da historia, sobretudo naquelas atormentadas e difíceis, sabe garantir á sua Igreja o guia seguro e iluminado de Pedro.
Na homilia da Missa Bento XVI exortou os católicos a uma ampla reflexão sobre o impulso de promoção humana trazido pelo Cristianismo no caminho da civilização e também sobre o método e o estilo de tal contributo, conformes ás imagens evangélicas da semente e do fermento: “no interior da realidade histórica os cristãos, agindo como simples cidadãos ou de uma forma associada, constituem uma força pacifica de mudança profunda, favorecendo o desenvolvimento das potencialidades internas á própria realidade.”
“É esta a forma de presença e de acção no mundo proposta pela doutrina social da Igreja, que tem como objectivo o amadurecimento das consciências como condição de válidas e duradoiras transformações”.
Numa época de áspero anticlericalismo e de manifestações acesas contra o Papa, Leão XIII soube guiar e sustentar os católicos no caminho de uma participação constructiva, rica de conteúdos, firme nos princípios e capaz de abertura.
Imediatamente depois da sua encíclica Rerum Novarum, de facto, verificou-se na Itália e noutros Países uma autentica explosão de iniciativas: associações caixas rurais e artesanais, jornais, um vasto movimento que teve no servo de Deus José Toniolo o animador iluminado.
Leão XIII - sublinhou Bento XVI - era um Papa muito idoso, mas sábio e clarividente, e pode assim introduzir no século XX uma Igreja rejuvenescida , com uma atitude justa para enfrentar os novos desafios. Era um Papa ainda politica e fisicamente prisioneiro no Vaticano, mas na realidade, com o seu Magistério, representava uma Igreja capaz de enfrentar sem complexos as grandes questões do mundo contemporâneo”.
Após a celebração, Bento XVI regressou de helicóptero a Castel Gandolfo, residência pontifícia de Verão para presidir a oração mariana do Angelus do meio dia .
Fonte: Missa Gregoriana em Portugal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário