sábado, 18 de setembro de 2010

VEGLIA DI PREGHIERA PER LA BEATIFICAZIONE DEL CARDINALE JOHN HENRY NEWMAN


DISCORSO DEL SANTO PADRE BENEDETTO XVI

Hyde Park - London
Sabato, 18 settembre 2010

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,


Esta é uma noite de alegria, de imensa alegria espiritual para todos nós. Estamos reunidos aqui nesta vigília de oração em massa para se preparar para amanhã, durante o qual um grande filho da nação, o cardeal John Henry Newman, será beatificado. Como muitas pessoas na Grã-Bretanha e do mundo estão esperando por este momento! Mesmo para mim, pessoalmente, é uma grande alegria de partilhar esta experiência com vós. Como vós sabeis, Newman teve um longo tempo uma influência importante na minha vida e meus pensamentos, como foi para muitas pessoas através destas ilhas. O drama da vida de Newman nos convida a analisar nossas vidas, vê-los no contexto do vasto horizonte do plano de Deus e crescer em comunhão com a Igreja de todos os tempos e em toda parte: a Igreja dos Apóstolos, a Igreja dos Mártires A Igreja dos Santos, a Igreja, que ele amava e cuja missão Newman dedicou sua vida inteira.

Agradeço ao Arcebispo Peter Smith, as suas amáveis palavras de boas-vindas emitidas em seu nome, e estamos particularmente satisfeitos de ver muitos jovens presentes nesta vigília. Hoje à noite, no contexto de oração comum, eu refletirei convosco sobre alguns aspectos da vida de Newman, que eu considero importante para as nossas vidas como crentes e para a vida da Igreja hoje.

Deixe-me começar por recordar que Newman, em seu próprio relato, refez o trajeto de toda a sua vida à luz de uma experiência poderosa de conversão, que ocorreu quando ele era jovem. Foi uma experiência imediata da verdade da Palavra de Deus, da realidade objetiva da revelação cristã, que tinha sido transmitida na Igreja. Essa experiência, tanto religiosos e intelectuais, que inspirou sua vocação para ser ministro do Evangelho, seu discernimento da fonte de ensinamento autorizado da Igreja de Deus e seu zelo para a renovação da vida eclesial na fidelidade à tradição apostólica. No final da vida, Newman seria descrever seu trabalho como uma luta contra a tendência crescente para tratar a religião como um ser puramente privado e subjetivo, uma questão de opinião pessoal. Aqui está a primeira lição que podemos aprender com a sua vida hoje, quando um relativismo intelectual e moral ameaça solapar as bases da nossa sociedade, Newman nos lembra que esses homens e mulheres criados à imagem e semelhança de Deus, fomos criados para saber a verdade, para encontrá-lo em nossa liberdade final e ao cumprimento das mais profundas aspirações humanas. Em uma palavra, nós fomos feitos para conhecer a Cristo, que é ele mesmo "o Caminho, a Verdade e a Vida" (Jo 14:6).

A existência de Newman também nos ensina que a conversão a paixão pela verdade, honestidade intelectual e conversão genuína envolve um grande preço. A verdade que nos torna livres, não pode ser realizada por nós mesmos requer o depoimento, ele precisa ser ouvido e, finalmente, seu poder de persuasão é, por si só e não pela eloquência humana ou argumentos que podem estar mentindo em. Não muito longe daqui, em Tyburn, um grande número de nossos irmãos e irmãs morreram por causa da fé, o testemunho de sua lealdade ao final era muito mais poderoso do que as palavras inspiradas que muitos deles disseram antes de sair para o Senhor. No nosso tempo, o preço da fidelidade ao Evangelho não é tanto para ser enforcado, afogado e esquartejado, mas muitas vezes envolve a ser apontado como irrelevante ridicularizados ou fez o sinal da paródia. No entanto, a Igreja não pode ser isenta do dever de anunciar Cristo e o seu Evangelho como a verdade salvadora, a fonte de nossa felicidade definitiva como indivíduos e como base para uma sociedade mais justa e humana.

Finalmente, Newman diz que se aceite a verdade de Cristo e cometemos nossas vidas para ele, não pode haver separação entre o que pensamos e como vivemos nossas vidas. Nosso pensamento, palavra e ação deve ser dirigida para a glória de Deus e a propagação do seu Reino. Newman entendeu isso e foi o grande campeão do laicado cristão ofício profético. Ele viu claramente que não devemos aceitar a verdade tanto quanto um ser puramente intelectual, mas sim recebê-lo através de uma dinâmica espiritual que penetra as mais profundas fibras do nosso ser. A verdade não é transmitida apenas por meio do ensino formal, embora isso seja importante, mas também através do testemunho da vida vivida plenamente, fidelidade e reverência, aqueles que vivem na verdade e reconhecer instintivamente o que é falso, porque é falso inimigo da beleza e da bondade, que complementa o esplendor da verdade, Veritatis Splendor.

A primeira leitura, esta noite é a oração maravilhosa que São Paulo nos convida a ser dado a conhecer "o amor de Cristo, que excede todo o entendimento" (cf. Ef 3,14-21). O apóstolo ora que Cristo habite em nossos corações através da fé (cf. Ef 3:17) e porque chegamos a "compreender, com todos os santos, qual é a largura e comprimento, a altura e a profundidade" do que " o amor. Através da fé passamos a ver a palavra de Deus como uma lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (cf. Sal 119, 105). Quantos santos que o precederam no caminho do discipulado cristão, Newman ensinou que a "gentileza" luz da fé leva-nos a perceber a verdade sobre nós mesmos, nossa dignidade como filhos de Deus, e o sublime destino que nos espera no céu . Permitir que esta luz de brilhar a fé em nossos corações e abandonar a sua união com o Senhor através da oração diária ea participação nos sacramentos da Igreja, o doador da vida, nós nos tornamos luz para aqueles que nos rodeiam, nós exercitamos nosso escritório " profético ", muitas vezes sem sabê-lo, vamos chamar as pessoas mais próximas de Deus e sua verdade. Sem a vida de oração, sem a transformação interior que ocorre através da graça dos sacramentos, não podemos - nas palavras de Newman - "Cristo irradiar" se tornar apenas outro címbalos "(1 Cor 13,1) em um mundo já está cheia de ruído e da confusão crescente, cheia de falsos caminhos que só levam à dor profunda do coração e da ilusão.

Uma das meditações mais populares do Cardeal contém estas palavras: "Deus me criou para lhe oferecer um serviço específico. Deu-me algum trabalho que ele não cometeu a outra "(Meditações sobre a Doutrina Cristã). Vemos aqui o realismo cristão precisa Newman, o ponto em que a fé ea vida, inevitavelmente cruz. A fé é destinada a produzir frutos na transformação do nosso mundo através do poder do Espírito Santo trabalhar na sua vida e obra dos crentes. Ninguém que olhe de forma realista para o nosso mundo hoje pode pensar que os cristãos podem continuar a fazer as coisas a cada dia, ignorando a profunda crise de fé que tem colocado na sociedade, ou simplesmente confiar que o património dos valores transmitidos através dos séculos, os cristãos pode continuar a incentivar e moldar o futuro da nossa sociedade. Sabemos que em tempos de crise e rebelião Deus tem levantado grandes santos e profetas para a renovação da Igreja e da sociedade cristã, nós confio na Sua providência e rezar por sua liderança continuou. Mas cada um de nós de acordo com seu estado de vida, é chamado a trabalhar para difundir o Reino de Deus usando valores de tempo de vida do Evangelho. Cada um de nós tem uma missão, todos são chamados a mudar o mundo, a trabalhar para uma cultura da vida, uma cultura forjada por amor e respeito pela dignidade de cada pessoa humana. Como o Senhor nos ensina no Evangelho acabamos de ouvir, a nossa luz deve brilhar diante de todos para que, vendo nossas boas obras pode dar glória ao nosso Pai celeste (cf. Mt 5:16).

Aqui eu quero dizer uma palavra especial aos numerosos jovens presentes. Queridos jovens amigos: Jesus conhece apenas como "serviço especial" tem em mente para você. Esteja aberto a sua voz que ressoa profundamente em seu coração agora mesmo o seu coração fala ao seu coração. Cristo precisa de famílias que lembrar ao mundo da dignidade humana e a beleza da vida familiar. Ele precisa de homens e mulheres que dedicam suas vidas à nobre tarefa da educação, cuidar dos jovens e formá-los de acordo com os caminhos do Evangelho. Necessidades daqueles que dedicam suas vidas ao exercício da caridade perfeita, seguindo castidade, pobreza e obediência, é servido na maioria dos nossos irmãos e irmãs. Ele precisa de amor poderoso contemplativos religiosos que guardam o testemunho e a ação da Igreja através da sua constante oração. E os padres precisam, sacerdotes santos e bons homens dispostos a perder a vida por suas ovelhas. Pergunte o que Deus tem em mente para você! Pergunte a generosidade de dizer sim! Não tenha medo de dar-se totalmente a Jesus lhe dará a graça necessária para cumprir seu chamado. Permitam-me concluir estas breves palavras e convidá-lo para se juntar a mim no próximo ano em Madrid para a Jornada Mundial da Juventude. É sempre uma ótima oportunidade para crescer em Cristo e ser incentivado em sua vida alegre da fé, com milhares de outros jovens. Espero ver muitos de vocês lá!

E agora, queridos amigos, vamos continuar esta vigília de oração e de preparação ao encontro de Cristo, presente entre nós no Santíssimo Sacramento. Juntos, no silêncio da nossa adoração comum, abrimos nossas mentes e corações à sua presença, seu amor, o poder convincente de sua verdade. De maneira especial, agradeço-lhe o testemunho constante da verdade dada pelo Cardeal John Henry Newman. Confiantes em suas orações, pedindo a Deus para iluminar os nossos passos e os da sociedade britânica, com a luz suave da sua verdade, seu amor, sua paz. Amen.

Fonte: Site do Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...