segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dom Fernando Guimarães e as eleições de 2010


Fonte: Site da Diocese de Garanhuns

No contexto das próximas eleições políticas no Brasil o Bispo Diocesano de Garanhuns, Dom Fernando Guimarães, no exercício da sua responsabilidade de Pastor, emitiu a seguinte Nota, que será lida em todas as igrejas da Diocese nas Santas Missas Dominicais das próximas semanas.

NOTA SOBRE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES


Dom Fernando Guimarães, Bispo Diocesano de Garanhuns, no exercício de sua responsabilidade pastoral, tendo em vista as próximas eleições estaduais e federais, recorda aos fieis católicos o seguinte:


1. A Igreja Católica não tem candidatos próprios, nem recomenda qualquer candidato. O exercício do voto é um direito e dever de cada cidadão, que deve exerce-lo segundo a sua própria consciência.


2. Os católicos são convidados a cumprirem este seu dever cívico, com responsabilidade e critério. Para isso, devem analisar com atenção a pessoa de cada candidato, a sua honestidade e probidade pessoal e o seu programa de governo. Eventuais propostas de governo contrárias à lei natural, à moral e à doutrina católica serão critérios orientadores para se votar ou não em um candidato.


3. É ilegal e imoral vender o próprio voto, em troca de benefícios de qualquer espécie.


4. Os padres e religiosos não podem exercer atividade político-partidária e os locais ligados à Igreja Católica não devem ser utilizados para eventos referentes à campanha eleitoral de qualquer partido ou coligação.


5. Esta Nota seja lida nas Santas Missas dominicais dos dias 4 e 5 e dos dias 11 e 12 de setembro de 2010.


Garanhuns, na sede da Cúria Diocesana, aos 1º de setembro de 2010.


+ Fernando Guimarães+
Bispo Diocesano de Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...