terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cardeal Cipriani pede que eleitores peruanos tenham em conta princípios e valores antes de votar

O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, pediu dar à família a importância que esta merece e também exortou os peruanos a que nas eleições do próximo domingo tenham em conta os princípios, valores e o respeito à verdade.

Durante seu programa radial Diálogo de Fé, o Cardeal disse que o grande desafio da democracia é ter claros os princípios e valores que todos aceitam a modo de convenção, respeitando a verdade.

"Por exemplo: não se pode matar e o aborto é morte; (é certo) que todo mundo tem direito a caminhar pela rua e viver em paz; que não se pode procurar a violência para algum tipo de benefício; que quem abusa da justiça vai preso; que todo mundo tem direito a uma informação razoavelmente verificada. Temos um dever com aqueles que têm menos e se procurarmos com um acordo em valores será fácil", assinalou.

Nesse sentido, expressou seu desejo de que "tomara que haja uma boa eleição (municipal e regional), mas me parece que temos que dar um pouquinho mais de exemplo, respeitemos a verdade. Não podemos conviver em um ambiente de permanente mentira. Vejo o déficit de verdade em relações pessoais, familiares, econômicas, políticas em uma cultura de tirar vantagem".

O Cardeal também pediu aos peruanos dar mais tempo às relações familiares. Ele afirmou que o problema da ordem no país se soluciona do lar e no processo educativo. "Com a verdade, que vem de Cristo, as coisas se arrumam. Já é hora que triunfe a verdade e honradez", refletiu.

Do mesmo modo, recordou aos leigos seu papel no âmbito público. "Os leigos desde o batismo formam parte da Igreja de Deus e estão chamados ao anúncio da Palavra de Deus, e em todos os temas opináveis: político, acadêmico, jornalístico, o leigo é o chamado segundo sua consciência, a dar a conhecer com sua palavra e exemplo que Deus se feito homem".

Fonte: Aci digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...