segunda-feira, 13 de setembro de 2010

São João Crisóstomo, Bispo, Confessor e Doutor


S. João Crisóstomo, arcebispo de Constnatinopla, foi homem de raros dotes intelectuais e uma figura magnífica de Bispo.É, com Santo Atanásio, São Gregório e São Basílio, dos quatro grandes Doutores do Oriente.

A sua poderosa elouquência que era conhecida por todo o Oriente, que lhe valeu o nome de Crisóstomo ou boca de ouro. O povo de Constantinopla, ávido de o ouvir, comprimia-se na catedral, nos dias em que o Santo falava. A coragem com que reprimia os abusos, opurtuna e importunamente, para ser em verdade o sal da terra, levou-o ao exílio onde foi exposto á toda a espécie de maus tratos.

Morreu a 14 de setembro de 407, no sul da Turquia.

Desde o dia 1 de maio de 1626 o seu corpo repousa na Basílica de São Pedro e, em 27 de novembro de 2004, o Papa João Paulo II doou parte das suas relíquias ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e, desta forma, tanto na Basílica Vaticana como na Igreja de São Jorge no Fanar é agora venerado este grande Padre da Igreja.

A produção teológica de João Crisóstomo é extraordinariamente vasta e é composta fundamentalmente por sermões, ainda que contenha também alguns tratados de importância considerável e um significativo número de cartas.


Dentre as suas homilias podem ser realçadas aquelas que versam quer sobre aspectos doutrinais, quer sobre questões polémicas: "Sobre a natureza incompreensível de Deus", "As Catequeses baptismais"; "Homilias contra os judeus", são algumas delas. Relevantes são, ainda, as suas homilias exegéticas, de entre as quais se deve salientar: "Sobre o Evangelho de Mateus" (num total de 90), "Sobre a Carta aos Romanos" (32); "Sobre o Evangelho de João"; "Sobre a Epístola aos Hebreus" (34) e as 55 homilias "Sobre o Livro dos Actos dos Apóstolos", naquele que é o único comentário completo e exaustivo sobre este livro da Bíblia que a antiguidade cristã nos deixou. No que diz respeito aos "tratados", devemos salientar: “Sobre o sacerdócio"; "Sobre a vida monástica"; "Sobre a virgindade". As cartas são cerca de 250 e pertencem, todas elas, ao período do seu desterro.

João Crisóstomo escreveu uma liturgia que é uma versão resumida da Liturgia de São Basílio, compondo com esta e com a Liturgia dos Dons Pré-Santificados as formas de celebração eucarística do Rito Bizantino. A Liturgia de S. João Crisóstomo é usada na maior parte do ano litúrgico das igrejas orientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...