terça-feira, 14 de setembro de 2010

Nos autem gloriári opórtet in Cruce Dómini Nostri Jesus Christi


É chegado O grande dia! Celebramos hoje a festa da Exaltação da Santa Cruz.

Esta festa vem nos recordar por primazia que a Cruz de Nosso Senhor é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso :


"Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos " (I Cor 1,23)

A festividade de hoje teve primeiramente por objeto único a invenção da Santa Cruz, levada a efeito por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino,e a dedicação das basílicas constantinas(uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus) que foram consagradas no dia 14 de setembro. Porém outro acontecimento nos faz memória neste dia. Diz que em 629 a cruz foi restituída pelos persas e em 615,Cósroas, rei dos persas, apoderara-se de Jerusalém e da relíquia da Santa Cruz. Quatorze anos depois, o imperador Heráclio derrotou Cosroas e exigiu dele a entrega da preciosa relíquia. Entrando em Jerusalém, quis levar ele mesmo a S.Cruz com grande pompa real para repor no Calvário.Caminhava coberto de pedrarias e ouro com a Cruz do Senhor às costas, quando, de repente, às portas de Jerusalém que dão para o Calvário, se sentiu preso por uma força invisível que não o deixou prosseguir.Zacarias, Bispo de Jerusalém, e testemunha fiel do fato, advertiu então: "com estas vestes, estais longe de imitar a pobreza de Jesus Cristo e a humildade com que levou a Cruz". Heráclio despojou-se então de suas roupas e tomou para si um manto ordinário, tirou os seus sapatos e só assim conseguiu continuar levando a Cruz de Nosso Senhor.

A morte de Jesus na cruz foi simultâneamente o seu triunfo e sacrifício. Ele o predissera na véspera de sua paixão: "é agora que o príncipe deste mundo será lançado fora: e quando eu Me elevar da Terra, tudo atrairei a mim".


Nós, porém devemo-nos gloriar na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Quem nos vem a salvação,a vida e a ressurreição; por Quem somos salvos e livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...