segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Eleições devem marcar o rumo que desejamos imprimir na sociedade, recorda Arcebispo do Rio

Em um recente artigo, Dom Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, recordou a importância das eleições de outubro, destacando que a “Pátria será aquela que desejamos com o nosso voto”. Nessa linha Dom Orani recordou as os critérios do Regional Leste 1 da CNBB para votar bem, recordando a defesa da dignidade da Pessoa humana e da Vida em todas as fases e manifestações, defesa da família segundo o plano de Deus, liberdade de Educação e liberdade religiosa no ensino

“As eleições estão se aproximando! A Assembleia Geral de nossa Conferência Episcopal e o nosso Regional Leste 1 já distribuíram textos sobre as orientações para os católicos neste momento histórico de nosso país. Nesses documentos são explicitados para nós os critérios e as responsabilidades daqueles que irão votar no início do próximo mês”, destacou Dom Orani.

“Todos nós, batizados, participamos da missão profética de Cristo, pela qual deve ser instaurado o Reino de Deus, a Justiça, a Verdade, o Amor e a Paz. Esta voz profética exige de nós uma vigilância e participação contínua sobre a realidade em que vivemos infelizmente manchada com muitos contra-valores e interesses que desencadeiam violência e injustiças”, afirmou também o prelado.

Recordando a iminência do próximo processo eleitoral, Dom Orani Tempesta afirmou que: “as eleições devem marcar o rumo que desejamos imprimir na sociedade. Ainda hoje se nota nas campanhas políticas muito do interesse exclusivamente pessoal do poder pelo poder, do enriquecimento próprio e daqueles que os apóiam com promessas de recompensas no futuro. Uma reforma política, tão desejada e almejada por tantos, ainda se faz esperar”.

“Devemos ter em mente políticas que atendam a necessidade de todos sem distinção sobretudo, uma pátria livre no respeito aos cidadãos e onde possamos nos sentir irmãos”, destacou o Arcebispo.

“A Pátria será aquela que desejamos com o nosso voto. O Senhor nos entregou o governo do mundo, o direito de fazê-lo progredir de modo que todos possam usufruir do progresso, da técnica, da terra e do pão. Isso só se obtém com o respeito à ordem natural. Se isso não é observado, vemos o que ocorre: assistimos à violência, aos assassinatos, rixas e fraudes de todo gênero, no mais completo relaxamento dos costumes, na ampla imoralidade”, frisou Dom Tempesta.

Recordando que o Regional Leste 1 da CNBB já divulgou alguns critérios para valorizar o nosso voto, o bispo nomeou os seguintes: “defesa da dignidade da Pessoa humana e da Vida em todas as fases e manifestações, defesa da família segundo o plano de Deus, liberdade de Educação e liberdade religiosa no ensino, a solidariedade com particular atenção aos pobres e excluídos, o respeito à subsidiariedade e o compromisso na construção de uma cultura da paz em todos os níveis”.

Sobre a importância de eleger governantes que cumpram com os critérios oferecidos pela CNBB, Dom Orani recorda que esta importante eleição: “É uma grande oportunidade que os católicos e todas as pessoas de boa vontade não podem perder.”

“Que a Virgem Aparecida interceda por todos os fiéis católicos para que votem com responsabilidade e de acordo com as mais lídimas tradições cristãs que formam a consciência e a identidade do povo brasileiro”, é o desejo do Arcebispo da capital carioca, que estará em Roma para a Visita Ad Limina do Regional Leste 1 ao Papa Bento XVI.

Fonte: Aci digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...