quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Papa deseja que se chegue à paz entre judeus e palestinos



O Papa Bento XVI e o presidente de Israel, Simon Peres, desejaram hoje que as negociações que começarão em Washington entre israelenses e palestinos tragam, finalmente, uma paz estável à Terra Santa.


Assim afirma um comunicado divulgado hoje pela Santa Sé, segundo o qual outro dos temas tratados durante o encontro foram os Acordos entre a Santa Sé e Israel, atualmente em fase de negociação.

O Papa recebeu o presidente Peres às 9h20, nos jardins do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo e mostrou ao dignatário as ruínas da Vila de Domiciano e os jardins do Belvedere.

O encontro durou cerca de 40 minutos. Depois, Peres teve uma reunião com o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado, e com Dom Dominique Mamberti, secretário para as relações com os Estados.

Sobre a retomada dos contatos diretos entre israelenses e palestinos, programada para hoje em Washington, fizeram votos para que "ajude a alcançar um acordo respeitoso das legítimas aspirações de ambos os povos e seja capaz de levar uma paz estável à Terra Santa e a toda a região".

Também se reafirmou "a condenação de toda forma de violência e a necessidade de garantir a todas as populações da área melhores condições de vida". Tampouco faltou "uma referência ao diálogo inter-religioso e um olhar de conjunto à situação internacional".

Com relação aos trabalhos para um acordo econômico entre Israel e a Santa Sé, que há anos são objeto de negociação na Comissão Bilateral de Trabalho, ambos desejaram "uma rápida conclusão".

O Papa e Peres sublinharam "o significado totalmente particular da presença das comunidades católicas na Terra Santa e a contribuição que estas oferecem ao bem comum da sociedade, também por meio das escolas católicas".

Simon Peres entregou ao Pontífice, como presente, uma menorah (candelabro de 7 braços, elemento ritual judaico) de prata, enquanto o Papa lhe deu uma medalha de bronze, dentro de uma moldura de travertino, que é cópia da original que o Papa Alexandre VII colocou dentro da primeira pedra da colunata norte da Basílica de São Pedro.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...