sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dia do Nascituro

Nascituro é aquele ser humano que está no ventre materno antes que a mãe lhe dê à luz. Este tem o direito de ser respeitado na sua integridade. Já possui dignidade como a de qualquer pessoa. Diante de tantos ataques que a vida vem sofrendo, é nossa missão reafirmar sua importância inalienável e inegociável.

Em 1995, João Paulo II na Encíclica Evangelium Vitae sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana diz: “Proponho que se celebre anualmente um dia em defesa da vida... O seu objetivo é suscitar o valor da vida humana em todos os momentos e na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo transcurar os momentos e aspectos da vida que merecem ser tomados em consideração” (EV nº 85).

A Igreja Católica, fiel à lei de Deus, sempre ao lado da vida, é intransigente com relação ao aborto. A criatura que arroga para si o direito de matar, está usurpando o lugar de Deus e, como tal, ofende gravemente ao Criador. A Igreja ensina que no ato da concepção passa a existir uma nova vida humana, única, irrepetível, criada à semelhança de Deus, dotada de uma alma imortal, com o direito de viver.

Temos um testemunho de uma mãe que literalmente deu sua vida por um nascituro. Seu nome é Gianna Molla, italiana de nascimento. Na quarta gravidez, aos 39 anos, no final do segundo mês de gravidez, viu-se atingida por um fibroma no útero. Tinha três opções: retirar o útero, abortar o feto, ou a mais arriscada, submeter-se a uma cirurgia e preservar a gravidez. Gianna entregou-se à Divina Providência e à oração. Alguns dias antes do parto, demonstrou-se pronta a sacrificar sua vida para salvar a do filho: “Se deveis decidir entre mim e o filho, nenhuma hesitação: escolhei a criança. Salvai-a!”.

O parto ocorreu na sexta-feira da Semana Santa de 1962. Na manhã do dia seguinte nasceu Joana Manuela (Gianna Emanuela). Apenas teve a filha por breves instantes nos braços. Apesar dos esforços para salvar a vida das duas, a mãe morreu.Ela foi beatificada pelo papa João Paulo 2º, em 1994, tendo sido considerada esposa amorosa, médica dedicada e mãe heróica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...