quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Os Diáconos

O Diaconado é, fora de dúvida,de instituição divina. A entrega desta ordem faz-se, como para os Bispos e Padres, pela imposição solene das mãos, e por uma invocação sobre os candidatos, segundo as instituições dos Apóstolos, de acordo com o preceito divino; o Diácono pertence à hierarquia eclesiástica.

Ao seu ministério compete ao Padre a patena com a Hóstia, deitar vinho no cálice, sustentar o cibório na distribuição da Eucaristia, que ele mesmo, em caso de necessidade e com autorização, pode ministrar aos fiéis(can.845).

Sabemos de certo que o Diácono Santo Estevão pregava,e que o Diácono Filipe batizava, e que São Lourenço tinha a peito a administração dos bens eclesiásticos, especialmente para ajudar os pobres.

Atualmente o diácono tem as mesmas funções, havendo necessidade.Do costume de fazerem a pregação ao povo e dirigirem as orações em comum, procede o cantarem hoje o Flectámus génua, o Procedámus in pace e o Ite Missa est.

Em 576, S.Germano atribuiu ao diácono, como insígnia específica a estola ou orarium, ornamento de honra, que Roma veio a adotar no século X; a dalmática, feita de lã branca da Dalmácia era uma veste, farta de mangas, que o uso dos séculos diminuiu e fez sumir no modelo romano de hoje.Para facilitar os gestos, o diácono outrora dobrava e punha a casula a tiracolo.Daí a origem do estolão que hoje traz na Quaresma.

Segundo a IGMR cabe ao diácono depois da Reforma Conciliar de 1962:

94. Depois do presbítero, por força da ordenação recebida, o diácono ocupa o primeiro lugar entre aqueles que servem na celebração eucarística. Com efeito, a sagrada Ordem do diaconado foi tida sempre em especial consideração na Igreja desde os primeiros tempos dos Apóstolos.
São funções próprias do diácono, na Missa: proclamar o Evangelho e, eventualmente, pregar a palavra de Deus, enunciar as intenções na oração universal, assistir ao sacerdote, preparar o altar e servir na celebração do sacrifício, distribuir a Eucaristia aos fiéis, particularmente sob a espécie do vinho e eventualmente indicar ao povo os gestos e atitudes corporais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...