sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Santa Tereza, Virgem e Doutora da Igreja, rogai por nós!

Nasceu em Ávila, na Espanha, e foi desde pequena dominada pelo desejo do martírio.Aos 18 anos entrou no Carmelo da Encarnação(Ávila) que reformou, não obstante as dificuldades sem conta teve de superar.

Coadjuvada por São João da Cruz, empreendeu depois a reforma das demais casas da Ordem, que de modo geral responderam ao seu apelo.No arroubo de amor divino que constituía a atmosfera permanente o que julgasse mais perfeito."Como a alma sente no corpo o cativeiro e a miséria da vida!Sente-se uma escrava vendida para um país estrangeiro-escrevia ela".Elevou-se pela oração ao mais alto grau da vida mística e era nesse exercício que hauria particulares luzes sobre a ciência católica, a ponto de ser com frequência equiparada pelos Sumos Pontífices aos mais remontados Doutores da Igreja.

"A oração mas bem feita e mais agradável a Deus é a que nos deixa na alma efeitos mais salutares, que se conhecem pelos frutos que dão e não pelos sentimentos que despertam".

A ação desta humilde virgem, que só por si converteu milhares de almas, basta para demonstrar o papel preponderante que à vida contemplativa cabe na reintegração do nosso tempo.Morreu na noite de 15 de Outubro de 1582.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...