quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dom Raymundo Damasceno e outros dois prelados da América na lista de 24 novos cardeais

Ao final da Audiência Geral de hoje o Papa Bento XVI anunciou os nomes dos 24 novos cardeais que serão criados no próximo Consistório de 20 de novembro, véspera da Solenidade de Cristo Rei. Além de diversos membros da cúria vaticana, três africanos, três europeus e um asiático, o Santo Padre escolheu a três Bispos da América, entre eles o Arcebispo de Aparecida e presidente do CELAM Dom Raymundo Damasceno.

O Papa explicou que "os cardeais, têm a tarefa de ajudar ao sucessor do apóstolo Pedro no cumprimento de sua missão de princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade da fé e da comunhão na Igreja".

Esta é a lista:

Arcebispo Raúl Eduardo Vela Chiriboga, Emérito Quito (Equador); Arcebispo Donald William Wuerl, de Washington (Estados Unidos); e o Arcebispo Raymundo Damasceno Assis, de Aparecida (Brasil).

Dom Raymond Cardeal Leo Burke
Os membros da cúria vaticano são os seguintes: Arcebispo Angelo Amato, S.D.B., Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos; Arcebispo Robert Sarah, Presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum"; Arcebispo Francesco Monterisi, Arcipreste da Basílica de São Paulo Extramuros; Arcebispo Fortunato Baldelli, Penitenciário Mor; Arcebispo Raymond Leo Burke, Prefeito do Tribunal Supremo da Assinatura Apostólica; Arcebispo Kurt Koch, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Arcebispo Paolo Sardi, Vice-carmelengo da Santa Igreja Romana; Arcebispo Mauro Piacenza, Prefeito da Congregação para o Clero; Arcebispo Velasio De Paolis, C.S., Presidente da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé e Delegado Pontifício para os Legionários de Cristo; e o Arcebispo Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura.

Os bispos africanos são: Sua Beatitude Arcebispo Antonio Naguib, Patriarca de Alexandria dos Coptos (Egito); Arcebispo Medardo Joseph Mazombwe, Emérito de Lusaka (Zâmbia); Arcebispo Laurent Monsengwo Pasinya, da Kinshasa (República Democrática do Congo).

Os bispos europeus são: Arcebispo Paolo Romeo, de Palermo (Itália); Arcebispo Kazimierz Nycz, de Varsóvia (Polônia); e Arcebispo Reinhard Marx, de München und Freising (Alemanha).

O novo cardeal asiático será o Arcebispo Albert Malcolm Ranjith Patabendige Don, do Sirilanka.

O Papa Bento XVI explicou que também serão elevados à dignidade cardinalícia dois bispos e dois sacerdotes de mais de 80 anos, membros não eleitores para um conclave, que se distinguiram "por sua generosidade e dedicação ao serviço da Igreja". Estes são:

Arcebispo José Manuel Estepe Llaurens, Bispo Emérito Militar da Espanha; Bispo Elio Sgreccia, Presidente emérito da Pontifícia Academia para a Vida; junto com os sacerdotes Mons. Walter Brandmüller, Presidente Emérito do Pontifício Comitê de Ciências Históricas (Alemanha); e Mons. Domenico Bartolucci, Professor e diretor emérito da Capela Musical Pontifícia Sixtina.

Fonte: ACI

Dom Damasceno Assis fala sobre sua nomeação

O novo cardeal brasileiro, Dom Raymundo Damasceno de Assis, nomeado pelo Papa Bento XVI nesta quarta-feira, 20, contou em entrevista à Canção Nova que levou um susto ao saber de sua nomeação, mas disse ter o coração grato ao Santo Padre "pela confiança depositada".


Dom Damasceno disse que foi comunicado nesta terça-feira da decisão do Papa e destacou que como cardeal não terá muitas mudanças no seu ritmo de trabalho.

"Eu continuo como Arcebispo de Aparecida (SP) - minha primeira responsabilidade -, e estou a frente do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) também até o mês de maio próximo, quando termina nossa presidência, e [agora como cardeal] estou a disposição do Santo Padre para ajudá-lo e colaborar no que for preciso", explicou.

O arcebispo explicou que a missão do cardeal é "colaborar diretamente com o Papa, no seu governo, naquilo que ele precisar dos cardeais" e afirmou que se coloca a serviço da Igreja "com muita humildade". "Consciente das minhas limitações, me coloco a disposição, com a ajuda da graça de Deus e a proteção de Nossa Senhora Aparecida, para cumprir aquilo que o Santo Padre desejar como contribuição para o governo de toda Igreja. Essa é a minha disponibilidade, certo de que Deus não escolhe aqueles que são capacitados, mas Ele qualifica e dá sua graça para aqueles que chama para uma determinada missão".

E aproveitou para agradecer todos que se alegraram com a notícia de sua nomeação e pedir orações. "Peço para que rezem por mim, para que Deus me acompanhe em minha missão e no meu trabalho a serviço da Igreja, como tem me acompanhado, graças a Deus, até hoje".

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...