segunda-feira, 18 de outubro de 2010

São Lucas, Evangelista

Nasceu em Antioquia e aí exercia a medicina quando se converteu.Tinha por São Paulo grande veneração e seguiu-o em grande número das viagens.Testemunha da vida das primeiras comunidades cristãs, escreveu o Ato dos Apóstolos,e, fiel discípulo de Paulo e atento investigador das tradições relativas à vida e doutrina  de Jesus, escreveu o terceiro Evangelho, a que S.Jerônimo chama o Evangelho de Paulo.A ele devemos tudo o que nos ficou sobre a infância de Jesus e os preciosos detalhes de Nossa Senhora.

Foi ele igualmente quem nos conservou algumas das mais tocantes parábolas.Haja em vista a da ovelha perdida e a do filho pródigo.Dante chamou-lhe o historiador da mansidão de Jesus.

S.Lucas, não conhecera pessoalmente o Senhor, não é contado entre os Apóstolos, do mesmo modo que Marcos, donde o ler-se na festa de ambos a parte do evangelho que Jesus dá a missão dos setenta e dois discípulos.

Uma tradição - que recolheu no séc. XIV Nicéforo Calisto, inspirado numa frase de Teodoro, escritor do séc. VI - diz-nos que São Lucas foi pintor e fala-nos duma imagem de Nossa Senhora saída do seu pincel. Santo Agostinho, no séc. IV, diz-nos pela sua parte que não conhecemos o retrato de Maria; e Santo Ambrósio, com sentido espiritual, diz-nos que era figura de bondade. Este é o retrato que nos transmitiu São Lucas da Virgem Maria: o seu retrato moral, a bondade da sua alma. O Evangelho de boa parte das Missas de Maria Santíssima é tomado de São Lucas, porque foi ele quem mais longamente nos contou a sua vida e nos descobriu o seu Coração. Duas vezes esteve preso São Paulo em Roma e nos dois cativeiros teve consigo São Lucas, "médico queridíssimo". Ajudava-o no seu apostolado, consolava-o nos seus trabalhos e atendia-o e curava-o com solicitude nos seus padecimentos corporais. No segundo cativeiro, do ano 67, pouco antes do martírio, escreve a Timóteo que "Lucas é o único companheiro" na sua prisão. Os outros tinham-no abandonado. O historiador São Jerônimo afirma que Lucas viveu a missão até a idade de 84 anos, terminando sua vida com o martírio. Por isso, no hino das Laudes rezamos: "Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz". É considerado o Padroeiro dos médicos, por também ele ter exercido esse ofício, conforme diz São Paulo aos Colossenses (4,14): "Saúda-vos Lucas, nosso querido médico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...