sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Santa Terezinha do Menino Jesus,Doutora da Igreja, rogai por nós!

Maria Francisca Tereza Martin nasceu em Aleçon( Orne) no dia 2 de Janeiro de 1873.Foi educada no seio duma família admiravelmente cristã, e fez seus primeiros estudos nas beneditinas de Lizieux.Muito criança ainda sentiu a sedução do claustro e, à força de instâncias e súplicas, obteve licença de entrar, com 15 anos apenas, no Carmelo desta cidade.

Queria com a sua vida de imolação e sacrifício auxiliar os sacerdotes e missionários católicos.Tendo lido na Sagrada Escritura aquela palavra" quem for pequenino venha a mim" abandonou-se nas mãos de Deus com a singeleza inocente duma criança.Morreu no dia 30 de Setembro com 24 anos de idade, e foi canonizada em 1925."Quero passar o meu céu a fazer bem na Terra"disse antes de morrer, e não se tem esquecido de cumprir a promessa.Disse, na manhã de sua morte: “eu não me arrependo de me ter abandonado ao amor”, e na iminência de sua morte disse às religiosas que estavam à sua volta: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!". No dia 4 de outubro de 1897, foi sepultada no cemitério de Lisieux.


O seu culto espalhou-se prodigiosamente.A S.Igreja declarou S.Tereza do Menino Jesus Padroeira de todas as Missões.A sua irmã, Paulina, também carmelita, publicou em 1898 os escritos de Santa Teresinha, intitulados "História de uma alma". No dia 17 de Maio de 1925, Teresinha foi canonizada pelo Papa Pio XI. O mesmo Papa a declara Patrona Universal das Missões Católicas em 1927. O Papa João Paulo II a declara Doutora da Igreja no dia 19 de outubro de 1997.


Em carta tornada pública em 1 de outubro de 2007, o Papa Bento XVI recordou que "Teresa de Lisieux, sem haver saído de seu Carmelo, (...) viveu à sua maneira, um autêntico espírito missionário (...) oferecendo ao mundo uma nova via espiritual lhe obteve o título de Doutora da Igreja. Desde Pio XI até os nossos dias, os Papas não têm deixado de recordar os laços entre oração, caridade e ação na missão da Igreja."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...