sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Norte do Laos prepara sua primeira ordenação sacerdotal em 40 anos

O norte do Laos prepara sua primeira ordenação sacerdotal em 40 anos: será celebrada no próximo dia 12 de dezembro, segundo anunciou o administrador apostólicos de Luang Prabang, Dom Tito Banchong.


O futuro sacerdote nasceu há 30 anos, na localidade de Phomvan, onde também será sua ordenação, segundo informou a agência AsiaNews.

Ele se chama Pierre Buntha Silaphet e compartilha o nome de Buntha com o primeiro sacerdote da região, o Pe. João Bosco Buntha, também da etnia K'hmu', que foi ordenado em 1970.

O bispo Banchong conseguiu obter todas as autorizações necessárias das autoridades para celebrar a ordenação.

As autoridades deram a entender, ainda que de maneira não-oficial, que a cerimônia deverá ser realizada sem muito realce, como uma celebração local.

Desde 1975, o vigariado de Luang Prabang não tem catedral, mas somente pequenas capelas dispersas.

O governo acompanha de perto a atividade da vida da Igreja e das comunidades minoritárias cristãs. Em 2007, em outro vigariado apostólico do Laos, Paksé, celebrou-se uma ordenação sacerdotal, a primeira de um laosiano nos últimos 50 anos.

Lá é onde se encontra o único seminário maior de todo o território nacional – aprovado, ainda que controlado pelo governo –, onde atualmente 18 seminaristas se preparam para o sacerdócio, segundo a agência Ucanews.

Durante o século XX, a missão de Laos foi perseguida com força no tempo das lutas internas pela conquista do poder e ao surgir a ditadura comunista.

De fato, com a ascensão ao poder dos comunistas do Pathet Lao em 1975, aumentou ainda mais a perseguição de missionários e catequistas; nesse ano, o novo regime comunista expulsou de Laos todos os missionários estrangeiros.

Desde aquele ano, nenhum instituto religioso internacional com membros estrangeiros pode entrar nem desenvolver seu trabalho no país.

Laos conta com 12 sacerdotes católicos e com cerca de 40 mil católicos, que representam 0,65% da população, de maioria budista.

A Igreja Católica está presente neste país asiático localizado na Indochina com 4 vigariados apostólicos: Luang Prabang, Paksé, Savannakhet e Vientiane.

Fonte: Zenit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...